Bill McDermott.
A SAP anunciou um ataque frontal contra a Salesforce com o C/4 Hana, um novo software de gestão de relacionamento com o consumidor (CRM, na sigla em inglês), que combina uma série de aquisições feitas nos últimos anos.
A ideia da SAP é conectar o CRM mais proximamente com os softwares de gestão empresarial e gestão de cadeia de suprimentos na retaguarda, em uma solução rodando no banco de dados em memória Hana, como já funcionam as últimas versões do ERP.
O C/4 Hana incorpora a plataforma de gestão de e-commerce Hybris, o software de gerenciamento de identidades de clientes Gigya e Callidus, uma solução na nuvem que oferece para equipes comerciais dados em tempo real sobre preços, incentivos e informações.
A Hybris foi comprada em 2013 por um valor não revelado. A Gigya e Callidus são aquisições dos últimos dois anos, tendo custado respectivamente US$ 350 milhões e US$ 2,4 bilhões.
Em uma apresentação durante o SapphireNow, evento mundial da SAP realizado em Orlando, o CEO da companhia, Bill McDermott, disse que era hora de “renovar sistemas de CRM legados”, que são centrados em torno de vendas.
O discurso de McDermott é dirigido à SalesForce, companhia que pioneirizou o modelo de software pode assinatura na nuvem, transformando as soluções da SAP e da Oracle nos produtos legados.
A SAP agora quer dar o troco, por meio de integrações com o SAP S/4 Hana e soluções de machine learning empacotadas no SAP Leonardo.
McDermott já tinha falado do tema CRM durante a conferência de resultados do último trimestre da SAP.