Faturamento chega a até R$ 3,6 milhões. Foto: flickr.com/photos/eltpics

Tamanho da fonte: -A+A

Pesquisa realizada pelo Serasa Experian aponta que 85% das lojas de varejo alimentar são de micro e pequenas empresas.

Do total, 47% são micro empresas com um faturamento de R$60 mil e R$ 360 mil, enquanto 38% representam as pequenas que tem ganhos dentre R$ 360 mil a R$ 3,6 milhões.

Quando dividido por estados, metade dessas empresas fica no sudeste, 20% no sul e 18% no nordeste. As regiões Centro Oeste e Norte representaram 7,1 e 4,5%, respectivamente.

Durante o primeiro semestre, houve um aumento de 6,1% no varejo alimentar.

“Os números ressaltam o papel fundamental do atacadista na cadeia produtiva nacional”, aponta Nilson gomes, Diretor de atacado da Serasa Experian.

Essas empresas também estão ligadas nas tendências do mercado. Recentemente o supermercado de pequeno porte, Rossi New, em São Paulo, lançou um aplicativo mobile para compras.

Disponível para iOS e Android, ele conta com alguns modos de compra. Há como requisitar os produtos no catálogo ou escanear o QR code dos que quiserem. Quando o cliente termina seu pedido, o pagamento é realizado com o cartão de crédito e o supermercado entrega em até 48 horas.