A Faber-Castell Brasil contratou a Sonda IT para automatizar seu processo de Transfer Pricing. Foto: Divulgação.

A Faber-Castell Brasil contratou a Sonda IT para automatizar seu processo de Transfer Pricing (Preço de Transferência). Com isso, o trabalho de apuração, que era realizado de forma manual, através de planilhas, foi substituído.

O principal direcionador para a evolução do processo de TP foi o fato de que o sistema da Sonda IT está estruturado no ERP da SAP.

“Para nós foi um diferencial, uma vez que evitamos a adoção de sistemas satélites e necessidade de novo ambiente de infraestrutura. Além disso, a solução da Sonda IT atende a todos os requisitos técnicos e funcionais que foram descritos no edital de concorrência”, pontua o supervisor de Tecnologia da Informação da Faber-Castell, Ricardo Macedo.

Após seis meses de uso do sistema, a indústria de material de escritório obteve progresso na gestão das operações através da realização de cálculos periódicos e simulações, impactando na segurança e flexibilidade de apuração considerando os conflitos existentes entre as leis e normativas.

Nos processos de importação e exportação, por exemplo, a ferramenta atua no cálculo em linha com a legislação vigente, considerando os diversos métodos previstos: cálculo das operações com importação considerando os custos apurados pela empresa a partir de informações obtidas das listas técnicas, cálculo das operações com exportação considerando os valores dos faturamentos acrescidos das variações cambiais, até o embarque e relatórios detalhados que suportam todos os cálculos.

A Faber-Castell já teve outra experiência com projetos de TP, com uma fornecedora não divulgada, que não foi considerada positiva.

No ano passado, a empresa desenvolveu outro projeto de tecnologia ao contratar a Spring Mobile Solutions para a automação das equipes de vendas em campo. A Faber-Castell adotou o MobileSales, aplicação desenvolvida com o intuito de otimizar os processos de vendas em campo da indústria de bens de consumo. 

A Faber-Castell já contava com um sistema de mobilidade para a área de vendas. A decisão de migrar para a Spring levou em conta, entre outros fatores, a capacidade de operação em modo online e off-line que a nova aplicação oferece. Muitas vezes, a falta de conexão impossibilitava o envio correto dos pedidos à matriz da Faber-Castell. 

A empresa tem escritórios em toda a América Latina, Europa e Ásia, e mais de 450 clientes corporativos no mundo todo, como Unilever, L’Oreal e Reckitt-Benckiser. A Faber-Castell foi fundada em 1761 e hoje tem mais de 7 mil colaboradores no mundo.

Fundada no Chile em 1974, a Sonda atua no Brasil desde 1989. Com cinco mil colaboradores e mais de 1,2 mil clientes ativos distribuídos por 26 escritórios locais,, a organização opera através de quatro divisões de negócios: serviços de TI, SAP, plataformas e aplicativos.

Segundo os últimos dados de resultados divulgados pela Sonda IT, a empresa teve em 2013 um faturamento de US$ 1,2 bilhão. Em 2014, a empresa revelou ter fechado de R$ 250 milhões em novos contratos no Brasil.