O Auxílio Brasil é um programa de transferência de renda destinado a famílias de baixa renda. Foto: Divulgação
A possibilidade de obter empréstimos consignados foi liberada para beneficiários de programas federais de transferência de renda, como o Auxílio Brasil e Benefício de Prestação Continuada (BPC), em uma lei sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro.
De acordo com o texto, será possível fazer empréstimos de até 40% do valor mensal do benefício, com juros de até 5% ao mês, autorizando a União a descontar o valor do consignado dos repasses mensais.
A lei ainda determina que a dívida “será direta e exclusiva do beneficiário. A União não poderá ser responsabilizada, ainda que subsidiariamente, em qualquer hipótese".
A medida, segundo a Secretaria-Geral da Presidência, visa "atenuar os efeitos da crise econômica que atingiu as famílias brasileiras durante o período de pandemia, uma vez que o benefício previdenciário ou assistencial é, muitas vezes, a única fonte de renda familiar".