O VW Play está disponível em mais de 70 países (Foto: Divulgação)
A Volkswagen assinou um acordo estratégico com o Instituto de Pesquisas Eldorado, instituição sem fins lucrativos com sede em Campinas, São Paulo, para aprofundar as pesquisas e o desenvolvimento de novas tecnologias e software in house da gigante alemã.
Entre outras frentes de inovação, o instituto deve apoiar o desenvolvimento da segunda geração do VW Play, sistema de infotainment da fabricante de veículos que inclui conectividade, streaming e serviços.
A solução foi desenvolvida na América Latina e estreou mundialmente em 2020, com o lançamento do veículo Nivus, e hoje está disponível em mais de 70 países. No mercado brasileiro, está presente nos modelos Polo, Virtus, Nivus, T-Cross, Taos e Jetta GLI.
Na nova geração, o sistema será desenvolvido por um time de cerca de 20 pessoas e deve trazer novidades como carro conectado, telas maiores e com mais resolução, bem como mais capacidade de processamento.
“Esse é mais um passo importante que a Volkswagen dá na direção de se tornar uma empresa provedora de tecnologia. Tudo isso aproveitando o conhecimento local. Isso já ocorreu quando lançamos o VW Play e, com a segunda geração desse sistema, vamos além”, afirma Ciro Possobom, Chief Operating Officer (COO) da Volkswagen do Brasil.
Segundo Roberto Soboll, superintendente do Instituto Eldorado, a parceria com a Volkswagen demonstra a relevância do Brasil no desenvolvimento de plataformas globais de software.