Fernando Fontão, gerente de Soluções de Segurança da Sonda IT. Foto: Divulgação.

A Sonda contratou Fernando Fontão como gerente de Soluções de Segurança. No último ano, o executivo atuou como diretor da AirPatrol Corp na América Latina.

Antes, Fontão foi gerente de canais da Check Point. Entre 2010 e 2012, o executivo fez parte da equipe da RSA Security.

Na Sonda IT, o executivo coordenará os núcleos de planejamento estratégico de soluções de segurança, análises de necessidades do mercado e gestão da equipe de analistas de negócios.

Com o crescente uso de serviços em nuvem, o aumento da demanda por soluções móveis e a ampliação na sofisticação das ameaças virtuais, a Sonda lançou uma proposta para levar às medias e grandes empresas um serviço consultivo para oferecer desde o diagnóstico, indicando o tecnologia para assegurar os dados da empresa, até a manutenção dos serviços.

No primeiro momento, a Sonda mira o seu alvo para os setores de telecom, finanças e e-commerce, devido ao volume massivo de dados confidenciais que trafegam nesses segmentos.

Como parte da iniciativa, a Sonda realizou investimentos na área de segurança da informação focados no aprimoramento de protocolos de diferentes fabricantes, no reforço do time especialista, além de prever o lançamento de produtos com a intensão de usufruir de toda estrutura do data center próprio da integradora, que detém a certificação Tier III.

“Segurança da informação envolve hardware e software, mas precisa de outros componentes para que seja mais efetiva, desde a escolha da tecnologia, passando pelo por processos de governança, risco e conformidade. A tônica da oferta é baseada no discurso ‘a segurança da segurança’, ou seja, sistemas que antecipam situações nas quais poderiam provocar interrupção no serviço e prejuízos ao negócio”, relata Fontão.

Fundada no Chile em 1974, a Sonda atua no Brasil desde 1989. Com cinco mil colaboradores e mais de 1,2 mil clientes ativos distribuídos por 26 escritórios locais,, a organização opera através de quatro divisões de negócios: serviços de TI, SAP, plataformas e aplicativos.

Segundo os últimos dados de resultados divulgados pela Sonda IT, a empresa teve em 2013 um faturamento de US$ 1,2 bilhão. Em 2014, a empresa revelou ter fechado de R$ 250 milhões em novos contratos no Brasil.