VELOCIDADE

Claro: 5G DSS chega a 12 novas cidades

05/11/2020 09:57

Até o final do ano, operadora deve levar a tecnologia a todas as regiões do país.

Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A Claro anunciou a chegada de sua rede 5G, que utiliza a tecnologia Dynamic Spectrum Sharing (DSS), ou Compartilhamento Dinâmico de Espectro, a 12 novas cidades até o final do ano.

No Sudeste, a conexão chega às cidades paulistas de Santo André, São Bernardo, São Caetano, Guarulhos, Campinas e Santos. No Centro-Oeste, as contempladas serão Brasília e Goiânia. Na região Norte, Belém e Manaus. No Nordeste, será São Luiz e, no Sul, Porto Alegre.

Segundo o site Mobile Time, a tecnologia deve chegar aos poucos, em alguns bairros dessas cidades, assim como acontece desde julho nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo, onde a velocidade pode chegar a 400 Mbps.

A Claro aponta que os critérios de escolha das regiões a receberem a cobertura 5G DSS levam em conta fatores como a demanda de tráfego de dados atual e futura, além da penetração de smartphones de última geração no mercado. 

“Escolhemos as cidades com maior uso e alta densidade de tráfego”, afirmou Fábio Maeda, diretor de inovação e serviços digitais da Claro, durante uma live da companhia.

Até o momento, clientes da Claro com um smartphone compatível com a tecnologia 5G podem usufruir da navegação na rede de quinta geração caso estejam em um lugar que já tenha a rede adaptada, sem adicional de custo ou aumento de tarifa.

Ainda de acordo com a publicação, a operadora e a Apple estão conduzindo testes de homologação para que o iPhone 12 funcione no 5G DSS assim que comece e a ser vendido no Brasil.

A Claro foi primeira operadora a anunciar a rede 5G DSS no Brasil, no início de julho, e já conta com as empresas Nokia, Ericsson, Huawei, além das fabricantes de smartphones Motorola e Samgung, para a implementação.

Cerca de uma semana depois, a TIM anunciou o lançamento do serviço para o mês de setembro, tendo as empresas Ericsson, Huawei e Nokia como fornecedoras em três cidades do país.

Os municípios escolhidos foram Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, Itajubá, em Minas Gerais, e Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul — três cidades com uma população estimada semelhante, cerca de 96 mil habitantes.

No mesmo mês, a Vivo anunciou o lançamento de sua rede 5G DSS, com o aparelho Motorola Edge, em oito capitais brasileiras: São Paulo, Salvador, Brasília, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Goiânia, Curitiba e Belo Horizonte.

Em outubro, a Oi iniciou a operação comercial de sua rede 5G no Plano Piloto de Brasília, com rede de 460 km² de extensão que abrange 80% da capital. 

Veja também

CONEXÃO
Oi inicia operação piloto do 5G DSS em Brasília

Extensa rede de fibra ótica da operadora deve ser fundamental para escoar o tráfego após o leilão.

EDGE
CLM compra 1° servidor de borda Lenovo na AL

Lenovo Edge SE350 será usado em laboratório de segurança da distribuidora.

VELOCIDADE
Vivo promete 5G DSS ainda em julho

Operadora entrou na corrida com a Claro e a TIM, que também anunciaram o serviço recentemente.

CONEXÃO
TIM anuncia 5G DSS para setembro

Operadora deve disponibilizar o serviço em três cidades brasileiras com Ericsson, Huawei e Nokia.

CONEXÃO
Claro anuncia chegada de 5G DSS

Prévia da quinta geração das redes móveis conta com tecnologias da Motorola, Ericsson e Qualcomm.

RESPOSTA
Huawei se defende da ameaça de Bolsonaro

Ameaçada de ficar fora do leilão do 5G pelo presidente, chinesa dispara uma longa indireta.

CONEXÃO
Oi expande fibra ótica no Sul e Centro-Oeste

Serviços de internet, TV por assinatura e telefonia fixa chegaram a oito novas cidades.

TELECOM
TIM expande fibra óptica

Operadora pretende atender 70 cidades até o final de 2022.  

ESPERA
5G deve chegar só em 2022

Frequência básica pode ter interferência com antenas parabólicas.

EDUCAÇÃO
PASB implanta Adobe Sign com Brasoftware

Ferramenta permite envio e assinatura de documentos a partir de qualquer dispositivo.