Uma constelação de nomes e empresas.

A Repórter Brasil, uma ONG de jornalistas baseada em São Paulo, criou uma aplicação online através é possível a composição dos conselhos de administração de diversas empresas de capital aberto do país.

Através do chamado Eles Mandam, é possível fazer pesquisas por nomes e empresas, com os dados sendo apresentados em um gráfico atualizado em tempo real mostrando as interelações. É possível imprimir os mapas criados ou enviá-los por redes sociais.

Uma pesquisa rápida mostra, por exemplo, que a Totvs tem sete conselheiros, entre eles o diretor Financeiro e de Investimentos do fundo de previdência Petros, da Petrobras, que por sua vez é conselheiro também no Petros, BRF, Iguatemi e Telemar.

A coleta de informações da Revista Brasil foi bancada pela Fundação Friedrich Ebert, uma organização ligada ao Partido Social Democrata Alemão que no Brasil tem entre seus principais parceiros a PT e a CUT.

Os dados foram buscados nos sites, balanços e comunicados das próprias empresas. A escolha foi baseada em “Melhores e Maiores – As 1000 Maiores Empresas do Brasil”, organizado pela revista Exame, tomando como referência as 100 maiores empresas e as 50 maiores holdings. 

Para a escolha dos Fundos de Pensão, levou-se em consideração os dez maiores que, coincidentemente, contam com uma carteira de investimentos igual ou superior a R$ 10 bilhões, de acordo com a Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp).