Pedido de resgate, versão das antigas. Foto: flickr.com/photos/sheila_sund/

A CyrusOne, um dos maiores players do mercado de data center no mundo, sofreu um ataque de ransomware, causando problemas na operação de clientes.

É o que revela uma matéria do site americano ZDNet, destacando que o ataque usou uma versão do REvil (Sodinokibi) e foi identificado nesta quarta-feira, 04.

Essa família de software de ransomware já foi usada em ataques que afetaram 20 prefeituras no Texas e mais de 400 consultórios de dentistas em agosto.

O ZDNet obteve uma cópia da nota de resgate dos hackers que atacaram a CyrusOne. O texto indica que a empresa foi alvo de um ataque direcionado.

Ainda de acordo com o ZDNet, a empresa não pretende pagar o resgate e está trabalhando para restaurar dados usando backups.

A matéria não fala em número de clientes afetados, mas conseguiu comprar em pelo menos um caso que serviços de clientes saíram do ar. A CyrusOne não comentou o assunto ainda.

O ataque vem em um péssimo momento para a CyrusOne, dona de 48 data centers atendendo 1000 clientes nos Estados Unidos, Alemanha, Singapura e Reino Unido.

A empresa está negociando uma venda, o que levou suas ações a valorizarem 53% no que vai de ano, atingindo um valor de mercado de US$ 8,6 bilhões.

Entre as empresas que estariam interessadas em adquirir a CyrusOne, de acordo com a Bloomberg, está a Digital Realty Trust, que no ano passado comprou a brasileira Ascenty por US$ 1,8 bilhão.