Cesusc adota solução da Dell. Foto: divulgação.

A Cesusc, instituição de ensino superior localizada em Florianópolis, implementou dois laboratórios de informática usando a solução de virtualização e thin clients Wyse, da Dell. É a primeira instituição de ensino do país a usar estas tecnologias.

O projeto para construção dos laboratórios nasceu da percepção da necessidade do mercado regional. Os laboratórios são voltados à formação e capacitação dos alunos para o mercado de trabalho.

“Florianópolis é um polo tecnológico e, pensando nesse nicho, decidimos lançar cursos voltados a formar mão de obra capacitada para as empresas locais”, pontua Fernando de Oliveira, Coordenador de TI do CESUSC.

A empresa iniciou uma licitação de toda a infraestrutura e da qual a Dell saiu vencedora com a oferta de um pacote de soluções para virtualização de desktop formada por servidor PowerEdge R720, thin clientes Dell Wyse, monitores, teclados e mouses, além de licenças Citrix e Microsoft e serviços de consultoria.

Antes do projeto dos laboratórios, a instituição já utilizava servidores Dell, o que facilitou o processo de escolha do fornecedor, em parceria com a integradora Ilha Service.

Além disso, segundo aponta Oliveira, a universidade optou pelo uso de thin clients pela economia de energia e um melhor gerenciamento dos equipamentos, assim como a facilidade para configuração e manutenção das máquinas.

Atualmente, a faculdade tem dois laboratórios em funcionamento, com 40 máquinas, mas o projeto prevê oito ambientes equipados com mais estações.

Os laboratórios são utilizados hoje pelos alunos de graduação dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Banco de Dados, mas a intenção é expandir para os cursos de pós-graduação em Gestão de Banco de Dados e Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação.

“Queremos que os alunos dos cursos de TI tenham todas as aulas nesses laboratórios. Para isso, a estrutura foi toda pensada para simular o ambiente de trabalho nas empresas”, complementa o coordenador.

Para Oliveira, o fato de ser um dos primeiros projetos de implementação de um laboratório com uma solução 100% virtualizada representa um importante diferencial para a instituição de ensino, tanto para atrair alunos quanto para ajudar a difundir essa tecnologia no Brasil.

“Com o uso da tecnologia para virtualização, os recursos computacionais são entregues aos alunos de forma dinâmica e automatizada, o que reflete em mais agilidade, com segurança e, principalmente, facilidade de gerenciamento pela equipe de TI”, afirma Luciane Dalmolin, Diretora de Vendas da Dell Brasil.