Serttel é conhecida pelas bicicletas, mas opera uma série de serviços. Foto: Charles de Moura/PMSJC
A Serttel, empresa pernambucana de soluções para gerenciamento de trânsito, segurança e mobilidade urbana, migrou seu data center para a nuvem do Google, em um projeto com consultoria da Tivit.
O contrato prevê grandes volumes de dados. Só o sistema de semáforos inteligentes e equipamentos de fiscalização eletrônica da Serttel gravam cerca de 35 milhões de imagens de veículos por mês, representando 1 (terabyte) de dados.
A cada cinco anos, a empresa armazena 60 terabytes para cada uma das 11 cidades que atua, um grupo que reúne São Paulo, Rio de janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza, Vitória, Santos, Brasília, Goiânia, Natal, João Pessoa e Recife.
Para analisar o grande volume de dados gerados por meio das suas linhas de negócio, a Serttel precisava de um ambiente seguro e que removesse a sobrecarga operacional do sistema.
O acordo envolve também integrações com outras tecnologias do Google: os semáforos passaram a se programam conforme o fluxo de veículos detectados pela plataforma do Google Maps.
A migração teve início em outubro de 2018 e durou cerca de seis meses.
"Temos agora 28 servidores à nossa disposição para o desenvolvimento e a aceleração de novos produtos e projetos, além disso, investimos apenas nos recursos que usamos, pois nosso armazenamento ocorre sob demanda", diz Angelo Leite, CEO da Serttel.