O grupo Campari adotou a Simatic IT, da Siemens PLM. Foto: Divulgação.

O grupo Campari adotou a Simatic IT, uma solução da Siemens PLM Software, para o gerenciamento de especificações de produtos em indústrias de processos.

“Escolhemos o Simatic IT pois ele comprova ser a solução mais flexível. Nós podemos configurar os sistemas de forma independente, adicionar propriedades, criar novos quadros e editar conteúdos, praticamente tudo pode ser configurado sem personalização. As soluções alternativas eram mais rígidas e exigiam um engenheiro de sistemas para fazer isso”, relata afirma Marco Rocca, global quality, health, safety and environment (QHSE) content manager do grupo Campari.

O sistema permite que a empresa desenvolva, configure e gerencie todas as especificações de produtos (matérias-primas, produtos intermediários e finalizados e materiais de embalagem), armazenando todas as especificações em um único repositório de dados controlado.

A solução da Siemens PLM Software abrange não só todos os sites Campari em todo o mundo, mas também co-empacotadores e 18 centros de distribuição, que recebem e distribuem produtos finalizados. 

Após os sites italianos, o programa foi estendido recentemente para o Brasil, Argentina, México, Canadá, França e outros países da Europa. 

"O lançamento na América do Sul, envolvendo três plantas no Brasil e Argentina e 1.550 códigos de itens no total, foi realizado por uma equipe local de 15 pessoas, principalmente comprometida em coletar e inserir dados," ressalta Rocca.

O grupo Campari fechou 26 aquisições na indústria de bebidas nas últimas duas décadas e se tornou a sexta maior empresa do mundo no segmento, com um portfólio contendo mais de 20 marcas, incluindo vodkas, whiskies, rums, gins, cordiais, licores e cachaças. 

Recentemente, o grupo excedeu €1,7 bilhões em receitas, com a maioria das vendas nas Américas e na região do Sul da Europa, Oriente Médio e África.

A cada aquisição, o Grupo Campari precisa integrar novos produtos, plantas e ativos em seus sistemas de gerenciamento de operações.