Marcus Granadeiro, presidente do Construtivo.

A Construtivo, especializada em soluções para gestão de projetos e processos de engenharia, fechou um acordo com a Sonda IT para oferecer o seu software em uma oferta de pacote na nuvem junto com a tecnologia de storage Documentum, da EMC.

Adquira conjuntamente, as soluções serão implementadas de forma integrada no cliente, visando uma capacidade maior de gestão em todas as etapas de uma obra. 

Enquanto o Colaborativo atenderá todas as demandas do gerenciamento de uma obra, o Documentum será desenvolvido para receber toda a documentação gerada no projeto, apoiando o rastreamento de toda a documentação, os processos de melhorias e as manutenções.

O processo do Colaborativo envolve desde o contrato, evolução da obra, prazos, questões físicas e financeiras, reuniões, workflow de documentos e projetos

“O Documentum fornecido pela integradora agrega em nossa oferta o início de um novo ciclo de gestão, complementar ao que promovemos por meio de uma solução especialmente desenvolvida para o gerenciamento de uma obra”, comenta Marcus Granadeiro, presidente do Construtivo.

A Construtivo parece ter embarcado numa estratégia de integração da sua solução com softwares de grandes players.

Em março no ano passado, a empresa anunciou um acordo similar com a Autodesk, visando integração com o Revit, ferramenta de modelagem de projetos em BIM da multinacional.

Os chamados sistemas de informações do modelo de construção (BIM, na sigla em inglês) são uma evolução do trabalho de design em softwares de CAD 3D, pela qual fornecedores podem apresentar em forma eletrônica, detalhada e em tempo real, todo o ciclo de vida de uma construção, da arquitetura à execução final.

A Construtivo tem  cerca de 20 mil usuários em 80 clientes ativos, entre eles Alusa, UHE Belo Monte, Cushman&Wakefield, Duke, Fecomércio, Rumo, Schahin e Raízen.

A empresa é sediada em São Paulo, mas transferiu no ano passado seu centro de P&D para Porto Alegre.