Laércio Albuquerque. Foto: divulgação.

Laércio Albuquerque, ex-líder da CA Technologies para a América Latina, acaba de assumir o cargo de presidente da Cisco no Brasil.

Albuquerque atua há mais de 30 anos no setor de tecnologia e, nos últimos 20 anos, estava na CA Technologies, onde exerceu importantes posições de liderança, incluindo a de country manager no Brasil e, nos últimos quatro anos, comandava a operação da empresa na América Latina como presidente e general manager da região. 

O executivo também teve passagens na BCN, Duratex e Pirelli.

“Nesta economia digital, existem as empresas que seguem e usam a tecnologia, e aquelas que ditam a inovação. Atualmente, a Cisco dita a inovação em um mundo onde a digitalização está mudando a maneira como as empresas, cidades e países operam todos os dias”, destaca Albuquerque.

O cargo de presidente da Cisco estava vago desde novembro do ano passado, quando Rodrigo Dienstmann, na empresa desde 2011, trocou a companhia pela Telefônica.

Nos últimos tempos, a Cisco tem anunciado diversos projetos importantes no Brasil. Recentemente, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) divulgou que adotará soluções de rede e colaboração da Cisco para otimizar a comunicação com confederações brasileiras, centros de treinamento e delegações espalhadas pelo país e mundo.

Além disso, atuando como uma das principais patrocinadoras dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, a Cisco também é uma das responsáveis pelas operações de comunicação dentro do evento.

Para as Olimpíadas e os Jogos Paralímpicos de 2016, a multinacional importará cerca de 60 toneladas em equipamentos de rede e servidores, por onde passarão as comunicações das equipes do comitê olímpico, mídia, atletas e serviços públicos relacionados ao evento. 

A empresa também será responsável pela plataforma de Internet das Coisas que conectará diferentes dispositivos na renovação tecnológica da zona portuária do Rio de Janeiro - o chamado Porto Maravilha.