David Schmoock, vice-presidente da Dell para a área de Client Solutions. Foto: Divulgação.
Mesmo com a queda de 10% no mercado global de PCs relatada pela IDC no último ano e a previsão de queda de 5,4% em 2016, a Dell espera alcançar resultados positivos no segmento. O foco da empresa é aumentar sua fatia de mercado.
No último trimestre do ano passado, a Dell conquistou 14,1% do mercado, enquanto o índice era de 13,4% no mesmo período do ano anterior.
O crescimento na fatia foi alcançado mesmo com a queda nas vendas globais, que passaram de 10,7 milhões unidades comercializadas em 2014 para 10,1 milhões no ano passado.
Com esses resultados, a empresa tem o terceiro maior número de vendas globais de PCs, atrás de Lenovo e HP.
“Claro que o mercado não está tão robusto quanto gostaríamos, mas ao mesmo tempo ainda há muitos equipamentos sendo vendidos. Pelo ponto de vista do market share, ganhamos mais participação nos últimos quatro trimestres”, relata David Schmoock, vice-presidente da Dell para a área de Client Solutions.
Segundo ele, a expectativa da empresa é crescer sua participação no mercado em todos os trimestres de 2016.
Hoje, as três maiores empresas do mercado somam cerca de 50% de participação. Para Michael Dell, CEO da companhia, Lenovo, HP e Dell tem o poder de concentrar cerca de 80% do segmento nos próximos anos.
No Brasil, a Dell fechou o ano de 2015 como a fabricante campeã de vendas no mercado de PCs. A companhia conquistou uma fatia de 18,4% dos equipamentos comercializados no país.
“Os consumidores estão valorizando a marca Dell no Brasil. O portfólio variado com opções como desktops premium, equipamentos para games da Alienware e a linha XPS tem diferenciado a Dell para pessoas que buscam uma experiência específica”, afirma Schmoock.
No país, a Dell ficou com 27% do segmento corporativo, que apresenta um total de venda de equipamentos menor. Já a participação da empresa no mercado para consumidores finais foi de 18%.