Com mais de 75 anos, a Bic comercializa itens em 160 países. Foto: divulgação.

A Bic, companhia francesa conhecida pelos artigos de papelaria, implementou a solução Sales Cloud da Salesforce, líder global em CRM, para dar suporte ao trabalho das áreas de vendas e backoffice.

O projeto de implementação foi realizado pela WingsIT, especializada em soluções de CRM.

Segundo a Bic, o novo software gerou um aumento de 90% na velocidade de entrada de pedidos, tempo entre o vendedor registrar o pedido no sistema e ele ser faturado, resultando em uma queda de 24h úteis para duas horas.

O número de vendas adicionais teria crescido mais de 10% e o custo do frete, caído por conta de um melhor planejamento e uso dos recursos logísticos, gerando uma economia de 25%.

Já as visitas nas lojas dos clientes aumentaram em 100%, garantindo que os produtos não faltem nas gôndolas.

A ideia da adoção do CRM partiu de uma pesquisa interna, na qual a Bic percebeu que a área de vendas necessitava de sistemas mais modernos para obter mais agilidade, autonomia e inteligência de dados. 

Para isso, a empresa desenvolveu o Sky Project, projeto interno liderado por sua equipe de vendas. Após uma busca no mercado, a solução da Salesforce foi escolhida.

A companhia destaca os dashboards do Sales Cloud, que contemplam todas as informações do cliente consolidadas em uma única página, permitindo uma abordagem mais em linha com os interesses e objetivos de cada cliente.

Outro benefício apontado são os dados gerados pela solução, que provêm mais inteligência para as vendas e as tomadas de decisão. 

O projeto de implementação, iniciado em fevereiro de 2019 e concluído em novembro de 2019, contou com workshops e conteúdo voltado para os clientes para explicar o funcionamento da ferramenta.

"A transformação digital promovida pela Bic vai além da adoção de soluções, englobando também a mudança de cultura e colocando o cliente no centro das estratégias", avalia Daniel Hoe, diretor de marketing da Salesforce para América Latina.

Segundo a empresa, o projeto fez tanto sucesso que se tornou referência e foi reconhecido como um dos mais relevantes da Bic na América Latina.

"No mundo conectado em que vivemos, precisamos ter soluções que nos deixem mais competitivos e em linha com o que o mercado exige. Mais que isso, nossa cultura precisa ser orientada ao uso de tecnologias e ao que os clientes buscam: um relacionamento mais personalizado”, afirma Bruno Kayano, gerente de inteligência de vendas da Bic.

De acordo com o State of the Connected Customer, realizado pela Salesforce, a experiência oferecida é tão importante quanto os produtos ou serviços de uma empresa para 84% dos clientes.

Com mais de 15 anos de experiência em projetos Salesforce, a WingsIT tem mais de 150 projetos de gestão Comercial (Sales Cloud), atendimento (Service Cloud) e marketing (Marketing Cloud) para empresas de todos os portes e diversos segmentos.

Com mais de 75 anos a Bic comercializa itens de papelaria, acendedores e barbeadores em 160 países ao redor do mundo. 

Listada na Euronext Paris, a companhia teve um faturamento líquido de € 1.949,4 milhões em 2019.

Já a Salesforce é líder absoluta em sistemas de gestão de relacionamento com clientes e tem uma participação de mercado maior do que as duas concorrentes, SAP e Oracle, juntas.

Em 2018, foi o player que mais ganhou participação no mercado mundial de CRM, saltando de 1,2 ponto percentual para 19,5%, com vendas totais de US$ 9,4 bilhões.