SAP e Thomson Reuters. O começo de uma história de amor? Foto: Pexels.

A Megawork, uma empresa com atuação nacional, acaba de se tornar a primeira parceira SAP a entrar no programa de canais da Thomson Reuters, uma multinacional de soluções voltadas para a área fiscal.

Pode parecer uma mudança trivial, mas é uma alteração importante nas regras do jogo do mercado de software fiscal.

Os grandes projetos de implementação de sistemas de gestão da SAP no Brasil demandam software adicional para atender às necessidades tributárias do país.

Algumas parceiras SAP desenvolveram produtos focados nessa necessidade, como a FH, recentemente adquirida pela japonesa NTT, ou a Procwork, comprada há mais de uma década pela chilena Sonda.

A atua nesse Thomson Reuters no mesmo mercado, mas até agora apenas por meio do seus próprios canais, especializados em software fiscal. 

Os produtos da companhia são baseados em tecnologia da Oracle, arquirrival da SAP, o que costumava ser uma barreira para a cooperação mais aberta.

Agora, a Thomson tem o OneSource Tax One, um produto lançado em 2019 e desenvolvido nativamente na tecnologia do S/4 Hana, a última versão do software de gestão da SAP, para a qual a multinacional alemã não tem poupado esforços em migrar a sua base de clientes.

“A parceria permite levar aos nossos clientes e ao mercado de clientes SAP soluções de alto nível tanto na área de trade como na área fiscal,  permitindo que as empresas tenham melhor controle, principalmente nas questões de compliance, e atendam às legislações conforme cada necessidade”, afirma Alberto Freitas, vice-presidente da Megawork.

A Megawork tem 250 profissionais, opera em todo o país com unidades em São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Santa Catarina.

“O Brasil ainda é o país onde mais se gasta tempo no preparo e cumprimento das obrigações fiscais. Essa complexidade e atualização contínua do cenário consome muitos recursos que se tornaram mais escassos no cenário de crise pós-pandemia. Facilitar o acesso a soluções integradas é dar um respiro às empresas”, explica Luciano Idésio, Head de Customer Growth da Thomson Reuters no Brasil. 

Talvez o próprio Idésio tenha tido um papel importante na aproximação entre SAP e Thomson Reuters. 

O executivo foi contratado pela Thomson Reuters em setembro do ano passado, vindo justamente da SAP, onde era vice presidente para de Canais para América Latina.

Idésio conhece o ecossistema SAP bem. Além de ter sido VP entre 2015 e 2020, ele foi líder da área de canais para pequenas e médias empresas entre 2009 e 2010.

A Thomson também investiu diretamente para entrar no mercado SAP, comprando no final de 2019 o software Tax4B, uma solução integrada ao Tax Declaration Framework (TDF) da SAP e pertencente à BIT4B, uma empresa do grupo Alliance.