NOVO PLAYER

Meta agora implanta Salesforce

06/04/2022 12:16

Com 60 profissionais na área, a consultoria fechou acordo para ser parceira da marca.

Roberto Certo, Chief Sales Officer (CSO) da Meta. Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A Meta, empresa de tecnologia gaúcha, é agora oficialmente uma parceira Salesforce, marca líder mundial em CRM, atuando em serviços, consultoria e implantação de soluções Salesforce Sales Cloud no Brasil e América do Norte.

O novo status é uma evolução de uma linha de negócios que existe desde 2018, quando a companhia começou a atender dois clientes usuários de Salesforce em serviços como melhorias, novas funcionalidades e ajustes no produto.

“Temos vários clientes que, pelo relacionamento e confiança com a Meta, nos buscam para algumas demandas, mesmo que elas ainda não estejam integradas ao nosso portfólio. E não foi diferente para esse assunto”, conta Roberto Certo, Chief Sales Officer (CSO) da Meta.

Desde então, já foram mais de 50 projetos entregues para sete clientes multinacionais de segmentos como tecnologia, bens de consumo e indústria alimentícia, cujos nomes a Meta não revela, citando contratos de confidencialidade.

Para atender a essa demanda, o time da empresa já conta com cerca de 60 colaboradores. A área responde a Ana Carla Martins Netto, Chief Operating Officer (COO) que assumiu o cargo em 2021, após 20 anos de carreira na IBM.

“Quando a gente foi se credenciar junto à Salesforce, eles ficaram impressionados com o número de profissionais que já tínhamos envolvidos com a nossa operação mesmo antes de sermos parceiros”, conta Certo.

A partir do acordo com a multinacional, a principal diferença é que a Meta agora poderá fazer implantações do sistema em novos clientes, começando projetos do zero. Já as vendas do produto são feitas exclusivamente pela americana.

“No pilar de plataformas de gestão, o serviço que a gente entregava até então era 100% SAP. Trazendo a Salesforce também como uma parceira, a gente agrega isso dentro do portfólio. É entregar o que eu tenho de melhor, costurando conforme a necessidade”, explica o CSO.

O executivo salienta que a Meta já não atuava com os produtos SAP que concorrem com a Salesforce.

Para dar início à nova fase, a brasileira implementou recentemente o CRM da marca em sua própria área comercial, para suporte do time global de vendas e integração com demais áreas internas e de delivery. O go live foi em janeiro deste ano com aproximadamente 80 usuários.

Agora o objetivo é terminar 2022 agregando pelo menos mais 10 clientes Salesforce de grande porte, nicho em que a Meta costuma atuar.

Também dentro deste ano, a companhia pretende lançar uma trilha de capacitação técnica para fortalecer incentivos a certificações da tecnologia.

Os 60 profissionais contratados até agora foram recrutados no mercado, então a ideia é ter condições para, no futuro, ampliar a mão de obra com formação interna.

No total, a Meta conta com mais de 2,5 mil funcionários em 350 cidades de 14 países, número que aumentou 66% no último ano. A empresa tem mais de 30 anos de mercado e possui mais de 300 clientes em oito países.

AQUECIMENTO

A Salesforce abriu uma operação direta no Brasil em 2013, mas com pouca ou nenhuma informação sobre sua política de canal ou a sua presença de vendas indiretas no país.

Nos últimos anos, ficou visível a olho nu o aumento do interesse de integradores de tecnologia no CRM.

Em um levantamento do LinkedIn sobre profissões em alta no país divulgado em 2020, uma das posições listadas foi a de desenvolvedores Salesforce, no décimo terceiro lugar.

O relatório foi feito com base em dados de usuários da rede social com perfil público que tenham ocupado uma ou mais posições em tempo integral no Brasil nos últimos cinco anos. 

A ISG diz que a Salesforce tem 70 parceiros no país, um aumento frente a 2015. Na época, Maurício Prado,o então vice-presidente da gigante americana de CRM para América Latina e Caribe, disse ao Baguete que o número era de 50.

Veja também

NOMES
Sapateiro, ex-Salesforce, está na Zendesk

Mais um reforço. Executivo passou por cargos de diretoria na Oracle e Gartner. 

OI
CEO da AWS participa de evento do Itaú

Itaú prepara grande evento para marcar sua entrada no ecossistema de startups.

SUPERMERCADOS
Jaú Serve implanta Salesforce com Capgemini

A rede varejista tem 39 lojas em 16 municípios do interior de São Paulo, além do e-commerce.

SALESFORCE
Whatslly abre escritório no Brasil

Companhia permite que o time de vendas conecte informações do WhatsApp ao CRM.

INTEGRAÇÕES
VR Benefícios: projeto de atendimento com três fornecedores

Genesys ficou com a integração de canais. Salesforce, com o CRM. ServiceNow, com o workflow.

FONES
HP compra Poly por US$ 3,3 bilhões

Compra reforça o portfólio da HP para trabalho híbrido.