Huawei e CPqD fazem parceria em P&D. Foto: divulgação.

A Huawei, multinacional asiática de fabricação de soluções de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), e o CPqD firmaram um acordo para fomentar a pesquisa e desenvolvimento (P&D) dedicada à inovação em 4G no Brasil.

Segundo destaca a fabricante chinesa, o objetivo do projeto é desenvolver tecnologias de software inovadoras, baseadas na plataforma de serviços da Huawei, para uso em redes LTE, de olho no mercado nacional.

Com a parceria, as organizações irão criar um laboratório de P&D nas instalações do CPqD em Campinas, São Paulo, que abrigará duas equipes de profissionais qualificados em telecomunicações, nas áreas de sistemas de suporte ao negócio (BSS, na sigla em inglês) e de plataforma de serviços.

A nova estrutura inclui uma equipe de engenheiros dedicada à inovação em BSS, com objetivo de integrar a tecnologia de tarifação da Huawei aos aspectos regulatórios brasileiros.

Os profissionais focarão no desenvolvimento de aplicativos Android, iOS e Windows Phone, que apoiarão testes referentes à melhoria do relacionamento entre consumidores e operadoras, como a criação de canais de atendimento e de soluções para comunicações unificadas.

“Estamos entusiasmados em ampliar nossos investimentos em atividades de pesquisa e fomento à inovação em comunicações. Essa parceria com o CPqD nos deixa muito confiantes de que manteremos a dianteira na inovação dessa tecnologia por muitos anos”, afirma Vinicius Dalben, Vice-Presidente de Vendas da Huawei do Brasil.

A Huawei possui uma rede de centros de P&D conectados ao redor do mundo, que contam com cerca de 70 mil profissionais. Em 2013, a Huawei investiu mais de US$ 5 bilhões em pesquisa e desenvolvimento globalmente, e o Brasil atraiu parte dos investimentos.

No país há mais de 15 anos, a Huawei do Brasil atua no mercado nacional de banda larga fixa e móvel com parcerias estabelecidas com as principais operadoras do país.

A empresa tem operações em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife, além de possuir um centro de treinamento em Campinas e um centro de distribuição em Sorocaba.