O ataque aconteceu na madrugada da última quarta-feira, 29. Foto: divulgação.

A Energisa, que controla distribuidoras de eletricidade em 11 estados brasileiros, sofreu um ataque cibernético e está com diversos serviços fora do ar, incluindo um aplicativo e o site oficial da empresa.

Segundo a agência Reuters, o ataque aconteceu na madrugada da última quarta-feira, 29, e não chegou a impactar o fornecimento de eletricidade em nenhum momento.

“A Energisa ressalta que comunicou o ataque cibernético às autoridades e está trabalhando com especialistas em segurança da informação na resolução do caso”, disse a empresa, em nota, à Reuters.

Para isso, alguns sistemas de atendimento ao cliente, como o app Energisa ON e o site, precisaram ser desligados por medidas de segurança, informou a empresa.

Na última terça-feira, 5, um comunicado no site afirmava problemas técnicos em servidores e que a empresa estava atuando em esquema de contingência enquanto a equipe de tecnologia da informação trabalhava para resolver a situação, sem mencionar um ataque cibernético.

Já nesta quarta-feira, 6, a Energisa avisa apenas sobre a indisponibilidade da página e que está “trabalhando ininterruptamente para retomar o atendimento por esse canal”. 

A empresa indica a Gisa, atendente virtual da companhia no WhatsApp, como meio de contato, uma vez que o Energisa ON, aplicativo específico da companhia voltado para consumidores, também segue fora do ar.

Ainda de acordo com a agência de notícias, a Energisa disse que os principais serviços aos clientes foram retomados e que segue trabalhando para normalizar as operações.

A companhia não deu mais detalhes sobre o ataque que atingiu seus sistemas, nem citou prazos para a resolução do problema.

A Energisa atende cerca de 7,8 milhões de consumidores por meio de 11 distribuidoras de energia que atuam em Minas Gerais, Sergipe, Paraíba, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, São Paulo, Paraná, Acre e Rondônia.