O e-commerce conta com quatro centros físicos de distribuição da Toli. Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A Toli Distribuidora, especializada em linhas elétrica e de iluminação automotiva, lançou a AutoNext, sua loja virtual de peças e acessórios para veículos criada com a plataforma da VTEX, multinacional brasileira especializada em e-commerce.

O desenvolvimento da loja foi realizado com a Maeztra e a Trinto, agências especialistas em VTEX. Para a integração de marketplace, foi utilizada a solução da AnyMarket, plataforma de vendas em marketplaces desenvolvida pelo Grupo DB1.

Em relação à segurança, o site conta com o sistema da Konduto, especializada em barrar fraudes em transações on-line. Na logística, a empresa utiliza a ferramenta da EasyCourier para integração com as transportadoras. 

Segundo a companhia, não há concorrência entre a AutoNext e a Toli Distribuidora, pois elas trabalham com mercados diferentes. 

"O e-commerce nos permite explorar a venda de itens que não tinham destaque no portfólio da Toli. Assim, conseguimos nos manter como um negócio forte e interessante para todos os clientes e fornecedores", explica Bernardo Santin, coordenador de e-commerce da AutoNext. 

A loja virtual foca na parte de som, cuidados e acessórios, contando com produtos originais e acessórios como palhetas, tapetes, iluminação e ferramentas de instalação. Há também produtos de prevenção e peças que melhoram a performance do motor, além de ar condicionado.

"Entendemos que a compra no nosso e-commerce não é exatamente por necessidade, mas para quem deseja aprimorar o carro, personalizar e equipar. Outra oportunidade que encontramos é a venda de produtos raros, de curva C, D e E, com pouco giro regional, mas que em algum lugar do Brasil alguém estará procurando", explica Santin.

Segundo a empresa, os primeiros meses de experiência foram positivos, pois grande parte dos pedidos possui diversos produtos na cesta e os consumidores ligam em busca de mais informações.

“Ao contrário do que pensávamos, que o consumidor de varejo se limitava a um ou dois itens, notamos que há uma adição significativa de produtos complementares", observa o coordenador de e-commerce da AutoNext. 

O e-commerce conta com quatro centros físicos de distribuição da Toli Distribuidora como remetente das mercadorias. Eles ficam em: Ribeirão Preto, São Paulo; Maringá, Paraná; Joinville, Santa Catarina; e Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

A loja virtual trabalha com 8 mil skus, que representam um terço do portfólio da distribuidora.

A AutoNext foi lançada em 2020 para ser um e-commerce de autopeças da Toli Distribuidora, que atua desde 1984, quando foi fundada na cidade de Serafina Corrêa, interior do Rio Grande do Sul. Hoje a Toli conta com um portfólio de mais de 20 mil itens.

Em 2020, a mudança na forma de consumir impulsionou um crescimento de 73,88% no e-commerce brasileiro, segundo o índice MCC-ENET. O setor de autopeças viu as vendas on-line crescerem 44,64% no período.