ENTREGAS

Paraisópolis tem CEP digital

06/05/2022 11:42

Projeto do Google e da Americanas leva acesso ao e-commerce para moradores.

Paraisópolis tem cerca de 100 mil moradores. Foto: Flickr

Tamanho da fonte: -A+A

A Americanas e o Google anunciaram o piloto do projeto Plus Codes, onde serão oferecidos endereços digitais aos moradores de Paraisópolis, maior comunidade da cidade de São Paulo com 100 mil moradores. O projeto é fruto de uma parceria do G10, organização sem fins lucrativos que une empreendedores das favelas e a Favela Brasil Xpress, startup especializada em e-commerce nas comunidades.

De forma gratuita, o endereço oferecido é baseado em código aberto, semelhante a códigos postais que indicam a localização dos moradores, mas em coordenadas informadas no GPS e integrados ao Google Maps e Waze.

Assim, moradores de Paraisópolis poderão compartilhá-los com outras pessoas e utilizá-los em qualquer serviço compatível com a tecnologia como o recebimento de compras online.

Em áreas como Paraisópolis, não há um serviço de código postal e numeração nas casas, dificuldades às quais se soma um alto risco de roubo de cargas pela presença do crime organizado.

Assim, os moradores das favelas geralmente estão fora do mapa das empresas de logística, o que dificulta a entrega de produtos.

"Criamos um sistema próprio de logística para incluir as favelas no e-commerce brasileiro. A obtenção dos endereços baseados nos Plus Codes irá facilitar ainda mais, acabando com barreiras que não deveriam existir”, completa Giva Pereira, CEO da Favela Brasil Xpress.

O Google irá disponibilizar acesso à ferramenta Address Maker, aplicativo que permite que governos e ONGs criem endereços usando códigos abertos, para o time da Favela Brasil Xpress.

A Americanas, por sua vez, permite que o morador de Paraisópolis informe o código para garantir a entrega dos produtos na sua casa. 

Os endereços estarão disponíveis para os moradores a partir de maio deste ano. A meta é gerar quatro mil endereços digitais até junho e, no segundo semestre, ampliar este número para 30 mil, alcançando toda a comunidade. 

Veja também

REFORÇO
Candiago, ex-Seidor, está na Fusion

Executiva é experiente no mundo SAP, com passagem por várias consultorias.

SEGURANÇA
Apple, Google e Microsoft querem eliminar o uso de senhas

Gigantes querem usar celular para autenticar usuários nos seus serviços.

PROCESSO
Normalize o erro para inovar

Entenda como a aversão ao risco pode impedir o processo criativo nas empresas.

RV
Amanco simula incêndio com RD3 Digital

Projeto é para demonstrar como o sistema hidráulico atua em incidentes do tipo.

PLANOS
Dell anuncia programa focado em startups

A companhia busca ser one stop shop para as pequenas empresas, seu mercado prioritário no Brasil.

ROTAS
Heloisa Pinho é nova country manager do Waze

Executiva está na empresa desde 2019, quando veio do Google.