Vista aérea de São Leopoldo. Foto: divulgação.

São Leopoldo, município de 213 mil habitantes na região metropolitana de Porto Alegre, vai investir R$ 2,5 milhões para migrar sua rede do padrão wireless e por uma infraestrutura de rede de fibra óptica.

O projeto será entregue em 10 meses pela paulistana EyesNWhere (ENW). A mudança, que também prevê expansão da rede, irá interligar secretarias, escolas municipais e postos de saúde.   

O Projeto Infovia faz parte da Ação 5 do Plano de Modernização da Administração Tributária e da Gestão dos Setores Sociais Básicos (PMAT) e é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Administração, por meio da Coordenadoria de Infraestrutura e Segurança da Informação.

A substituição da rede contempla, além da interligação de todas as unidades administrativas da prefeitura, o fornecimento de equipamentos e softwares necessários à implantação da nova infraestrutura, instalação, configuração, capacitação, ao suporte e serviços técnicos de engenharia e tecnologia da informação.

“Vamos instalar uma rede com cerca de 88 km de comprimentoe tecnologia GPON, com velocidades de 2,5Gbit/s, cerca de mil vezes a velocidade média de banda larga do Brasil”, explica Amilton de Lucca, presidente da ENW. 

Fundada em 2005, em São Paulo, a ENW forte presença no mercado de governo, atendendo às prefeituras de Manaus e Teresina e ao governo de Alagoas. A companhia também tem clientes importantes no segmento privado, incluindo Copersucar, Intelbras, Honda e Bic.