E-COMMERCE

VTEX busca expansão internacional

06/06/2019 11:23

Atingir uma escala global é a meta da empresa, que ainda está nos primeiros passos do assunto.

Geraldo Thomaz Jr e Mariano Gomide, Co-CEOS da VTEX, entrando no palco do VTEX Day.

Tamanho da fonte: -A+A

A VTEX, fornecedora de plataforma de e-commerce, tem Espanha, Itália e Estados Unidos como principais alvos para ampliar sua atuação internacional.

Hoje, a companhia tem clientes ativos em 28 países, mas os negócios fora do país ainda são incipientes (a empresa não abre números sobre o assunto).  

"Uma empresa de software precisa de escala e essa é quase um obsessão da VTEX, que busca ser uma líder global fundada no Brasil", destaca Geraldo Thomaz, co-CEO da VTEX.

Para crescer em mercados internacionais, a VTEX divide o processo de expansão em 4 etapas: Discovery (quando há um ou dois clientes em um novo país), Validation (fase em que há mais clientes, mas não em todas as categorias de atuação da empresa), Acceleration (quando passa a atender diversos clientes em todos os nichos) e Escala (etapa de consolidação, em que há apenas o Brasil hoje).

A empresa está hoje em fase de validação em locais como Romênia, Portugal, Itália e Espanha.

Já as operações no México, Chile, Argentina e Estados Unidos estão mais avançadas, na etapa de aceleração.

"Não temos uma meta definida para quantos países esperamos atingir. A meta é liderar todos os mercados em que a empresa ingressar", detalha Mariano Gomide, fundador e co-CEO da VTEX.

A empresa atende a empresas dos setores de alimentos & bebidas, educação, serviços financeiros, moda & acessórios e drogaria & perfumaria.

Além do crescimento no exterior, a VTEX busca em 2019 a expansão no Brasil.

O plano da empresa é contar com dois novos escritórios ainda este ano: em João Pessoa e Curitiba. As unidades serão focada no desenvolvimento de tecnologia.

Hoje, a concentração do time de TI está no Rio de Janeiro, apesar da companhia também contar com alguns desenvolvedores em São Paulo.

"O plano é quase dobrar o time de desenvolvimento, que hoje tem cerca de 200 pessoas. No total, a VTEX tem mais de 460 colaboradores", relata Thomaz.

Em João Pessoa, a empresa pretende abrir 60 novas vagas com foco técnico.

A sede de Curitiba depende da aprovação do CADE para o negócio firmado entre a VTEX e a Totvs. Como parte do acordo para a formação de uma joint-venture entre as companhias, a VTEX adquiriu a Ciashop, atual sistema fornecido pela Totvs para e-commerce.

Com a conclusão do negócio, prevista para acontecer em até 45 dias, a plataforma da VTEX passará a ser o produto para comércio digital oferecido para a base da Totvs.

Entre os mais de 2,5 mil clientes da VTEX estão nomes como Walmart, O Boticário, C&A, Ambev, Motorola e Whirpool.

A companhia tem hoje unidades em 14 cidades: Rio de Janeiro, São Paulo, Miami, Londres, Buenos Aires, Santiago do Chile, Bogotá, Cidade do México, Lima, Barcelona, Berlin, Milão, Medellín e Bucareste.

* Júlia Merker viajou a São Paulo para o VTEX Day a convite da VTEX.

Veja também

E-COMMERCE
VTEX adquire Simples com foco em GoCommerce

A VTEX tem uma nova estratégia para o segmento de pequenas e médias empresas.

CONTINHA
Apple paga US$ 30 milhões por mês para AWS

Companhia é o maior cliente da gigante de nuvem. 

COMPRAS
Walmart contrata ex-Amazon

Empresa cria cargo global de CTO e traz reforço da arquiinimiga. 

RH
Dafiti adota SuccessFactors

A empresa adotou os módulos de recrutamento, performance & objetivos e remuneração. 

ATENDIMENTO
Hi Platform adquire a SamChat

A Hi Platform possui atualmente 900 clientes.

TCHAU
Uhuu de saída de Porto Alegre?

Empresa do grupo 4all quer outro enquadramento tributário ou vai fazer as malas. 

INOVAÇÃO
Grupo Fleury tem laboratório de inovação

O Fleury Lab é focado no desenvolvimento de projetos digitais.

SMARTPHONES
Xiaomi volta ao mercado brasileiro

Empresa terá loja física em São Paulo, operação de e-commerce e acordo com varejistas.

EXCLUSIVO
Locaweb compra KingHost

Empresa sediada em Porto Alegre é uma das maiores do país em hospedagem.

EXCLUSIVO
Farroco, ex-Riachuelo, é CIO do Carrefour

Executivo é experiente no varejo, com passagens por ernambucanas e C&A. 

GESTÃO
Luiza está no board da Arezzo

Ex-CEO do Magazine Luíza ocupa o lugar que era de Paula Bellizia, da Microsoft.

E-COMMERCE
Magazine Luiza leva Netshoes

Varejista reforça sua presença no mundo digital. Netshoes estava mal das pernas.