TELECOM

Brisanet implementa suíte da MakeValue

06/06/2022 12:07

A operadora cearense buscava mais agilidade no fechamento contábil mensal.

A Brisanet opera no Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas. Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A Brisanet, cearense do segmento de banda larga, TV a cabo, telefonia fixa e móvel, adotou a suíte TVM da MakeValue, catarinense especializada em soluções para gestão financeira e de controladoria baseadas nas plataformas de gestão da SAP.

A operadora foi em busca de uma solução para o controle de aluguéis que atendesse a norma IFRS 16, em vigor desde janeiro de 2019. A regra altera os princípios de reconhecimento, mensuração, apresentação e divulgação dos arrendamentos.

O foco era na melhoria dos controles atuais das operações financeiras, entre elas aplicações, empréstimos e derivativos.

“Isso era fundamental por conta do alto volume de transações e valores envolvidos. Precisávamos de mais agilidade no processo de fechamento contábil mensal”, relata João Paulo Araújo, gerente executivo de controladoria da Brisanet.

Outra demanda a ser atendida pelo projeto é a conciliação dos valores diários das contas correntes, poupando o tempo hoje empregado com esforço manual.

Com go live em abril deste ano, a implantação teve início em dezembro do ano passado na tesouraria, com a implementação dos módulos de investimentos, derivativos, financiamentos e empréstimos, assim como toda a conciliação e contabilização de extratos e conciliação bancária.

No setor de contabilidade, foi implementado o módulo de IFRS16, de normas internacionais de contabilidade estabelecidas em contratos de arrendamento para locações financeiras em geral.

As aplicações da solução incluem o cálculo e controle de todas as operações financeiras relacionadas ao mercado de capitais nos mais variados graus de complexidade. Com esse recurso, é possível realizar a análise e medir em tempo real a situação financeira da companhia.

O projeto foi realizado com quatro consultores de negócio da MakeValue envolvidos e, do lado da Brisanet, mais 10 pessoas atuando em cada uma das frentes de trabalho.

A MakeValue foi fundada em 2017 em Joinville e atua com soluções certificadas pela SAP para tesouraria, bancos e planejamento financeiro. Hoje, tem mais de 90 clientes, incluindo nomes como Gerdau, Randon, Embraer, Whirlpool, Alpargatas, Grupo Bom Jesus e Pague Menos.

Fundada em 1998, a Brisanet é a maior do país entre os provedores independentes de internet de fibra óptica, operando em 96 cidades do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas com mais de 14,4 mil quilômetros de infraestrutura de backbone.

A empresa também controla a Agility Telecom, que atende 251 municípios na Região Nordeste. Em julho deste ano, levantou R$ 1,25 bilhão em sua oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) na B3, bolsa de valores oficial do Brasil.

Veja também

TESOURARIA
Dexco implementa solução da MakeValue

Plataforma centraliza operações de maneira integrada com o ERP da SAP.

FARMACÊUTICA
Merz faz gestão fiscal com Systax

A solução entrega a parametrização das regras fiscais de forma integrada ao SAP.

GESTÃO HUMANA
Senior Sistemas apresenta plataforma no CONARH 2022

Companhia está presente no evento, que acontece entre os dias 18 e 20 de abril.

GESTÃO
Senior traz novo ERP e seis palestras para evento

O ERP Summit 2022 acontece em São Paulo nos dias 12 e 13 de abril.

BOLA
Uberlândia Esporte Clube faz gestão com Sankhya

Tradicional clube de futebol de Minas Gerais quer melhorar sua administração.

TROCA
Ex-diretor do Datasus está na AWS

Governo deveria introduzir regras de quarentena também na área de TI?