A Vivo e a JCDecaux firmaram um acordo para implantar small cells em mobiliário urbano. Foto: Divulgação.

A Vivo e a JCDecaux, empresa de publicidade exterior, assinaram nesta quarta-feira, 5, um contrato para a implantação de small cells em mobiliário urbano, como relógios de temperatura e pontos de ônibus. 

A parceria proporcionará mais de 6,9 mil pontos em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Salvador.

O objetivo é colocar small cells em áreas de difícil acesso para a telefonia móvel, a fim de garantir mais cobertura das redes 3G e 4G nos grandes centros.

Atualmente, a Vivo já tem 150 pontos com small cells em São Paulo e Rio de Janeiro. Na capital paulista, a maior parte das instalações ocorreu em orelhões da própria operadora. 

O contrato prevê que a JCDecaux proporcionará à Vivo soluções integradas que respeitem os seus contratos de concessão de publicidade, as políticas ambientais urbanas locais e os níveis de exposição às ondas de rádio em vigor. 

A JCDecaux fornecerá energia elétrica e o medidor final de fibra ao pé de cada instalação escolhida pela Vivo, deixando aberta a possibilidade de qualquer outro operador usar o mesmo site no futuro. 

“A qualidade e a acessibilidade dos serviços de telecomunicações tornaram-se estratégicas para a conquista e fidelização de clientes, a competitividade das cidades e o desenvolvimento de cidades inteligentes”, afirma Juan Claros, vice-presidente de engenharia e serviços ao cliente da Vivo.

A JCDecaux atua no Brasil desde os anos 2000. Hoje são mais de 14.400 espaços divididos em 8 capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Fortaleza, Manaus, Belém e São Luís.