Jotabasso é uma grande empresa no segmento de sementes de soja.

A Sementes Jotabasso, produtora de sementes de soja  sediada em Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, implementou o sistema de gestão S/4 Hana da SAP, em um projeto com consultoria da paranaense SPRO It Solutions.

O projeto contemplou os departamentos de vendas, compras e suprimentos, controladoria e custos, financeiro e logística.

“Queremos nos posicionar entre os maiores produtores de sementes de soja do país nos próximos anos e o projeto vem em linha com o nosso plano de expansão”, explica José Américo Basso Amaral, diretor-presidente da Sementes Jotabasso.

Duas vezes reconhecida como a melhor sementeira do Brasil pelo prêmio Melhores do Agronegócio, a empresa possui quatro unidades de produção no centro-oeste, atuando ainda no cultivo de sorgo, milho, aveia e trigo e em pecuária com gado Nelore.

A Jotabasso vem sofisticando o uso de tecnologia dentro da empresa.

Recentemente, a companhia estruturou uma área interna de Business Intelligence, visando basear  em dados as suas decisões sobre produção de sementes.

Os dados serão visualizados no software de Tableau, a partir de um trabalho de um time baseado em metodologia ágil. O desenvolvimento do software necessário usará o Jira, software da Atlassian de mapeamento das demandas e gestão de atividades.

Os primeiros indicadores estão sendo colhidos junto da  área comercial, como bases de faturamento visando a criação de indicadores de inteligência de mercado.

A empresa teve um faturamento de R$ 272 milhões em 2018, 320 funcionários e uma área cultivada de 60 mil hectares.

A SPRO IT Solutions é uma parceria da SAP com filiais em Joinville e São Paulo. A empresa tem uma presença importante no setor de agronegócio onde atende a cooperativas como C.Vale, Coopercitrus e Agrária, além de empresas como BRF, Cofco e Philip Morris.