APIs ajudam um sistema a conversar com outro. Foto: Pexels.
A Via (antiga Via Varejo) fechou um projeto com a Engineering para desenvolver um sistema visando gerir as APIs da gigante do varejo, dona de marcas como Casas Bahia, Ponto, Extra.com e Bartira.
As chamadas interfaces de programação de aplicações, ou APIs, são softwares pelos quais os sistemas de uma empresa podem conversar com outros fora dela de maneira segura.
É um tema bastante técnico, mas que tem consequências práticas, na medida em que grandes organizações abrem acesso ao seus sistemas visando alavancar sua presença digital com aplicativos, por exemplo.
No caso da Via, a gestão de APIs será chave nas diversas integrações que acontecerão como consequência do programa Via Next de parcerias e investimentos em startups, para os quais a empresa acaba de anunciar um fundo de R$ 200 milhões em cinco anos.
Com a solução desenvolvida pela Engineering, a Via conseguiu reduzir quase 500 horas mensais de desenvolvimento interno, além de padronizar e agregar segurança aos processos.
A empresa tem o desafio adicional de ter diferentes grandes marcas, somando uma receita de R$ 28,9 bilhões em 2020, mesmo com os problemas causados pela pandemia.