Vitor Bertoncini, diretor executivo de marketing e clientes da Raia Drogasil. Foto: divulgação.
A Raia Drogasil, uma das maiores redes de farmácia do país, está utilizando as soluções da Salesforce na sua nova estratégia de se posicionar como um “ecossistema de saúde preventiva”, em projetos com apoio da Accenture, Gentrop, DP6 e Zmes.
O plano da rede é colocar o aplicativo da Raia Drogasil no centro da experiência do cliente, ampliando a oferta das lojas físicas com um marketplace e com a Vitat, uma plataforma com foco na criação e manutenção de hábitos saudáveis lançada no ano passado.
“A gente começa a fazer com que a farmácia vire de fato um hub de saúde super conectado, com você usando muito o celular. Com isso, o aplicativo passa a ter uma posição estratégica, se comunicando com muita personalização”, explica Vitor Bertoncini, diretor executivo de marketing e clientes da Raia Drogasil.
Segundo o executivo, a Vitat tem conexão muito forte com startups, um mercado em que a Raia Drogasil vem investindo. Até agora, a companhia já comprou nove empresas, entre elas Tech.fit, Cuco e Amplimed.
O marketplace que leva o nome da farmácia também foi lançado no ano passado e já conta com 100 mil itens de 500 sellers, com expectativa de chegar a 300 mil.
Neste caso, o foco também é em saúde preventiva, incluindo aspectos como alimentação, sono, bem-estar emocional, atividade física e autoestima.
A plataforma possui um mix de soluções da Magento e da Vtex, além da tecnologia de outra startup adquirida, a Conecta Lá, que faz a comunicação com o seller.
Já o aplicativo tem, 16 milhões de downloads e segue o ritmo de 800 mil downloads por mês, sendo 75% disso feito dentro da loja, com a ajuda do time.
Com 43 milhões de clientes e 30 canais de comunicação, a empresa sentiu a necessidade de enxergar esse cliente em todos os pontos de contato.
“Não adianta eu falar com o cliente na loja de um jeito, ele entrar no app e eu não sei nada do que ele fez na loja. Então tem que ser personalizado onde o cliente estiver. E não é fácil fazer isso, especialmente para quem tem uma base muito forte de lojas físicas”, ressalta o diretor.
A Raia Drogasil já era cliente da Salesforce na área de vendas desde meados de 2016 e utilizava o Marketing Cloud desde 2018, mas Bertoncini explica que a varejista está conseguindo destravar muito mais valor nesse ano.