GOVERNO

Tecnologia agiliza licenciamento em Caxias

06/08/2021 12:51

Prefeitura, Sinduscon e Trino Polo trabalham em conjunto na cidade gaúcha.

Caxias do Sul. Foto: Mateus Argenta/Divulgação

Tamanho da fonte: -A+A

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Caxias do Sul, segunda maior cidade do Rio Grande do Sul e pólo econômico gaúcho, passou a fazer o licenciamento ambiental de novos empreendimentos imobiliários de forma digital.

O sistema foi desenvolvido pela W3! e Softbyte, duas empresas sediadas em Caxias do Sul. Nos últimos seis meses, a secretaria já protocolou mais de mil requerimentos e 502 processos administrativos. 

“Hoje, todos os processos de licenciamento são feitos integralmente de forma on-line. Além disso,todas as informações geradas ficam à disposição do requerente, trazendo mais transparência para o empreendedor”, afirma Henrique Gustavo Koch, diretor de planejamento e gestão da secretaria.

A novidade é uma extensão de um trabalho de cooperação existente há uma década entre a prefeitura, o sindicato de construtoras Sinduscon Caxias e empresas de TI da cidade, por meio do Trino Polo.

A cooperação se dá por um convênio, por meio do qual o Sinduscon entra com o aporte financeiro e a prefeitura com a contrapartida de disponibilizar o ambiente de hospedagem na internet e fornecer estatísticas sobre o uso do sistema.

A ação teve início há mais de 10 anos na Secretaria Municipal do Urbanismo, onde o prazo para entrada de um projeto até a sua análise técnica e aprovação caíram de 180 para algo entre 60 a 90 dias, com a diminuição da necessidade de encontros presenciais na prefeitura. 

O primeiro procedimento 100% automatizado foi a emissão de Informação Urbanística (IU), hoje com prazo médio de 30 dias. O Habite Legal (atual Caxias Legal) para regularização de imóveis também já é 100% on-line. 

Alguns processos da SMU ainda são híbridos, demandando a entrega de documentos de forma física, mas até o final deste ano a previsão é que a aprovação simplificada e a regularização simplificada também serão totalmente eletrônicas.

Veja também

GOVERNO
Procergs fecha regionais

Estatal mantinha 50 funcionários em seis cidades no interior do Rio Grande do Sul.

OPORTUNIDADE
Focco e Randon formam programadores

Gigante industrial reforça o programa de capacitação da empresa de TI.

SERRA
Metadados compra Skeel

Empresa de software para RH leva solução de recrutamento com inteligência artificial.

FORÇAS
Instituto Hélice e Trino Polo têm acordo

Entidades têm agenda comum de temas prioritários para inovação na Serra Gaúcha.

BOLADA
Locaweb paga R$ 524,3 mi pela Bling

Companhia gaúcha faz software de gestão na nuvem para pequenas e médias empresas.

IDEIAS
DBServer é o braço de tecnologia do Conexo

Hub de inovação da Randon foi inaugurado em Caxias do Sul no ano passado.