Foto: Reprodução

Tamanho da fonte: -A+A

A Nokia fez um vídeo de divulgação do Lumia 920, smartphone apresentado nessa quarta-feira, 5, em que demonstrava a utilização da câmera do aparelho. Mas não avisou que a “demonstração” era apenas uma “representação”.

No próprio vídeo, no qual a empresa queria apresentar o estabilizador de imagens (Optical Image Stabilization), é revelado que as imagens de uma moça em uma bicicleta foram gravadas com uma câmera profissional. Aos 27 segundos (veja no vídeo abaixo) o reflexo em um vidro mostra a câmera em uma van.

A divulgação no YouTube, com mais de 500 mil visualizações nesta quinta-feira, 6, logo ganhou repercussão e comentários negativos. No canal, agora o vídeo tem um aviso de simulação.

Em seu blog oficial, a Nokia se desculpou pela falta de aviso. “Isso não foi filmado com uma Lumia 920. Pelo menos, ainda não. Pedimos desculpas pela confusão que criamos”, explicou-se.

Conforme o site americano Computer World, o trecho do vídeo mostrado aos repórteres na apresentação dos smartphones era diferente do que o vídeo simulado. No mesmo post, a empresa apresenta uma nova gravação (confira abaixo) que garante ter sido feita usando os recursos do Lumia.

A confusão acontece justamente em um dos piores momentos da Nokia, que terminou o segundo trimestre com prejuízo de € 1,41 bilhão, mais do que o triplo das perdas registradas no mesmo período de 2011 e o dobro do previsto por analistas para o período.

Em 2011, segundo dados do Gartner, a Nokia recuou de 28,9% para 23,8% de participação no mercado de celulares inteligentes.

Mesmo que ainda esteja no topo do mercado, a Nokia é a emaçada pela Samsung (17,7%), Apple (5%, quase o dobro obtido em 2010) e pela chinesa ZTE, com mudança de 1,9% para 3,2% de share no ranking do Gartner.

O "engano" na divulgação ainda gera uma publicidade negativa para um aparelho que observadores do mercado de telecomunicações apontaram como a grande esperança da companhia para ganhar forças na guerra do setor com apoio da Microsoft.

Vídeo sem Lumia:

Vídeo com Lumia: