José Garrido.

A Integral PLM Experts, uma das maiores revendas da PTC na Europa, fechou um acordo com a paulista Proconsulting, um dos maiores canais da multinacional de soluções para engenharia e gestão de ciclo de produto (PLM, na sigla em inglês) no Brasil.

Não foram revelados os termos do acordo, mas partir de agora a equipe da Proconsulting passa atuar sob a bandeira Integral no país.

“Nossa meta é ser a revenda referência da PTC no país”, resume o espanhol José Garrido, ex-vice-presidente de Vendas da PTC e presidente da Integral PLM Experts.

Fundada em 2002 por dois ex-colaboradores da PTC, a Proconsulting tem 50 clientes, o dobro da carteira da Integral. 

A operação brasileira é comandada por Eduardo Demarco, outro executivo de carreira da PTC, onde foi responsável pelo desenvolvimento de canais na América Latina, entre outras funções.

Única revenda da PTC em Portugal e na Espanha e presente também na Turquia, a Integral fechou o ano passado com um faturamento de US$ 15 milhões e tem 100 funcionários.

A companhia chegou ao país em abril de 2014, quando adquiriu a também espanhola SCA, que havia aberto operações no Brasil no ano anterior, inaugurando operações em Porto Alegre, Curitiba e Joinville.

Com a Procunsulting, a Integral ganha uma entrada em São Paulo, a receita recorrente de uma carteira maior de clientes e também um time técnico local, fatores que vão ajudar no avanço no mercado brasileiro, segundo espera Garrido. 

Nos próximos três anos, a Integral está disposta a investir 1,2 milhão de euros em mais acordo como o fechado com a Proconsulting no Brasil e na América Latina.

“Faltam referências consolidadas de PLM no Brasil. A maioria dos projetos ainda está em fases iniciais de gestão documental e de arquivos de CAD”, comenta Garrido.