A Thomson Reuters patrocina o espaço Future Law Innovation Center. Foto: Divulgação.

A Thomson Reuters inaugurou nesta quarta-feira, 05, o espaço Future Law Innovation Center powered by Thomson Reuters (FLIC), uma iniciativa da plataforma de transformação digital Future Law com apoio da multinacional de soluções em tecnologia.

“O FLIC é um local para propiciar a interação entre profissionais de diferentes áreas e, por meio de métodos modernos de inovação, fomentar a criação conjunta de soluções e novas tecnologias que colaborem para o desenvolvimento econômico e social do país, por meio das esferas jurídica, fiscal e tributária”, explica Ralff Tozatti, Diretor de Marketing da Thomson Reuters Brasil.

A Future Law é uma iniciativa dos advogados Christiano Xavier, mestre em direito dos Negócios pela FGV; Alexandre Zavaglia, professor e palestrante especializado em direito digital; e Bruno Feigelson, diretor-presidente da Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs. 

“A tecnologia avançou exponencialmente nos últimos anos e o cruzamento de dados para a solução de problemas jurídicos complexos é um grande diferencial, pois o mundo todo está caminhando para o movimento data-driven. Temos que preparar os profissionais para essa nova realidade, para otimizar o uso de seu tempo de trabalho para tarefas de alto valor agregado e que permitam mais eficácia e assertividade”, explica Alexandre Zavaglia Coelho, VP de educação da Future Law.

O FLIC terá cursos de direito, inteligência artificial, uso de dados, marketing, inovação, empreendedorismo, futuro tributário, entre outros. 

Além de promover palestras, debates e hackathons sobre temas correlacionados, o espaço conta com dois laboratórios de inovação – cada um com capacidade para 40 pessoas – e um ambiente que permite a configuração do espaço em salas de aula. A estimativa é que cerca de 800 pessoas circulem pelo local todos os meses.

“A tecnologia não tem valor sem a experiência e o conhecimento técnico dos profissionais do direito. A tendência é a criação de equipes multidisciplinares e a utilização crescente de metodologias de design jurídico. Estamos em um momento de mudança da cultura de gestão na nossa área”, afirma Christiano Xavier, CEO da Future Law.

O FLIC é o primeiro centro de inovação patrocinado pela Thomson Reuters na América Latina. A empresa já desenvolve eventos e programas de aceleração de startups para os segmentos jurídico, de comércio exterior e de gerenciamento de risco. 

No exterior, a Thomson Reuters é mantenedora do CodeX Stanford Center for Legal Informatics, centro de inovação para o direito na Universidade Stanford, na região do Vale do Silício, nos EUA.