Marcelo Issa.

A Ação Informática, fornecedora brasileira de soluções de valor agregado, passou a distribuir soluções da Micro Focus, multinacional inglesa líder especializada em modernização e migração de aplicativos. 

A Ação já era distribuidora da Attachmate e outras marcas incorporadas por ela como NetIQ e SUSE. 

A nova parceria teve início após a aquisição do Grupo Attachmate pela Micro Focus, em agosto de 2014 por US$ 1,2 bilhões. Agora, a Ação passa distribuir também softwares do portfólio Novell da marca Micro Focus para todo o território nacional. 

O acordo, no entanto, exclui produtos específicos da Micro Focus como Cobol e Borland, que seguem só podendo ser adquiridos por vendas diretas.

Com a mudança, a Ação se torna um reforço de peso a outros distribuidores locais que também contam com produtos do grupo Attachmate (Suse, Novell, Net IQ) em seu portfólio, como AvNet, Westcon, Acorp do Brasil e Tech Supply.

Na avaliação de Marcelo Issa, diretor de Alianças e Marketing do Grupo Ação, o novo portfólio da Micro Focus ajudará na oferta de soluções para a terceira plataforma de TI (cloud, Big Data e Social), centralizando marcas líderes de mercado com uma gestão de inovação e desenvolvimento.

“É uma parceria importantíssima para a nossa rede de canais e clientes finais. O Brasil está passando por uma transformação digital, e empresas como a Micro Focus, certamente terão um papel de destaque nessa evolução”, aponta Issa.

De acordo com Marco Leone, country manager da Micro Focus no Brasil, as soluções que a Micro Focus oferece ajudam as empresas a inovar mais rapidamente e com menor risco, e isto está alinhado com a visão e estratégia da Ação. 

“Juntos, estamos ajudando as organizações a maximizarem o valor de seus investimentos em aplicações críticas de infraestrutura de TI e de negócios e, ao mesmo tempo, viabilizando novos modelos de negócios e proporcionando maior vantagem competitiva”, conclui Leone. 

Presente em todo o território nacional, com sede em São Paulo e filiais em Porto Alegre, Rio de Janeiro e Brasília, o grupo Ação opera em sete países: Brasil, por meio da Ação Informática, e Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Uruguai, por meio da AKTIO. 

Ao todo são mais de 300 colaboradores. Em 2014, a Ação faturou R$ 1,2 bilhão, uma alta de 23% frente aos resultados do ano anterior.