Carlos André, co-fundador da LoyaltySci. Foto: Divulgação.

Carlos André, ex-presidente da Oracle e da AT&T no Brasil, iniciou na América Latina as operações da LoyaltySci, uma empresa voltada para a criação e estruturação de programas de lealdade e engajamento.

Com escritórios no Brasil, México e Costa Rica a LoyaltySci começou a partir de um investimento de R$ 7 milhões. 

A companhia aposta em uma nova abordagem aos tradicionais programas de fidelização por pontos, ao propor uma estratégia baseada em gamificação e engajamento. 

O mercado global de fidelização deve chegar a US$ 4 bilhões até o ano de 2020. Neste período, a América Latina deverá registrar uma taxa de crescimento composta (CAGR) de 29%. 

“A região representa uma oportunidade significativa para a LoyaltySci. Hoje, há poucos programas estruturados de lealdade regionais, mas o consumidor evoluiu. Ele espera que as suas interações com suas marcas preferidas sejam únicas, relevantes e recompensadoras”, afirma André. 

Diferente de outras tecnologias de fidelidade, baseadas no acúmulo de pontos, a startup utiliza técnicas de gamificação e análise do perfil psicológico do consumidor para criar um programa de lealdade e relacionamento.

“A  LoyaltySci reimaginou o relacionamento entre marcas e consumidores, levando em conta motivadores internos e aliando este conhecimento a modernas técnicas de gamificação, a fim de gerar engajamento real entre consumidores e marcas”, explica Carlos André. 

Para o início da operação, a empresa firmou uma parceria com a consultoria Fellipeli, que auxiliará na implementação das estratégias de engajamento, com uma metodologia voltada para a neurociência. 

“Uma das maiores inovações é a possibilidade de realizar segmentações e criar campanhas para um determinado público em tempo real. Isso significa segmentar com rapidez escolhendo variáveis que são determinadas pela própria empresa e realizar ações que podem gerar, por exemplo, cross-selling dentro do próprio ponto de vendas, engajamento a longo prazo, interação em plataformas digitais, etc”, afirma o executivo.

Antes da fundação da companhia, Carlos André atuou como vice-presidente da Tibco para a América Latina entre 2013 e 2015. Por 1 ano, ele foi presidente da Software AG para a região.

André ainda foi VP da Informatica Corporation por 6 anos e liderou empresas como Peoplesoft Brazil, AT&T Latin America e Oracle do Brasil, onde atuou entre 1995 e 2000.