ELEIÇÕES

PMI-RS conscientiza candidatos

06/10/2016 16:54

O PMI-RS entregou um guia aos candidatos à prefeitura de Porto Alegre. Foto: Ivo Gonçalves/PMPA.

Tamanho da fonte: -A+A

O PMI-RS desenvolveu um Guia de Práticas Mínimas de Gerenciamento de Projetos no Setor Público. Antes do primeiro turno da eleição, a publicação foi entregue aos nove candidatos que estavam concorrendo à prefeitura de Porto Alegre.

O trabalho, realizado por profissionais voluntários que fazem parte do Conselho Consultivo do Capítulo Rio Grande do Sul do Instituto de Gerenciamento de Projetos (PMI-RS), tem o objetivo de apontar pilares que deveriam ser seguidos pela administração pública para melhorar os resultados de projetos públicos. 

Os desafios enfrentados pelos gestores públicos podem ser resumidos pela responsabilidade de agregar o maior número de benefícios com um conjunto de recursos normalmente restrito. Isso exige esforços para traçar estratégias que permitam a melhor alocação desses recursos entre as mais diversas prioridades apontadas pela sociedade.

Para o PMI, é esse esforço de planejamento que vai garantir o desdobramento da estratégia de governo nos projetos e programas mais adequados para produzir os benefícios desejados para a sociedade. 

O PMI-RS propõe quatro itens básicos que deveriam ser seguidos pela administração pública:

Um Escritório de Gerenciamento de Projetos Estratégico (EGPE); a consolidação de uma estrutura de Governança; o desenvolvimento e a consolidação de uma metodologia de gerenciamento de projetos organizacional envolvendo todos os órgãos de governo e o desenvolvimento das competências de gerenciamento de projetos em todas as áreas da administração.

O PMI-RS tem sede no Tecnopuc em Porto Alegre, e reúne mais de 600 profissionais filiados, além de outra unidade em Caxias do Sul na UCS, chamada de branch Serra Gaúcha, e um branch em formação na região Sul do Estado, em Pelotas. 

A entidade organiza anualmente em Porto Alegre o Seminário de Gerenciamento de Projetos, um dos maiores eventos focados no tema no país.

O PMI-RS foi reconhecido pelo PMI Global como o Capítulo do Ano pelas suas atividades em 2014 na categoria II, na qual concorreram capítulos de 301 a 1000 filiados.

Veja também

ELEIÇÃO
PMI-SP tem novo VP de Operações

O PMI também elegeu neste ano três novos conselheiros para o biênio 2016/2017.

REFERÊNCIA
PMI-RS é capítulo do ano do PMI

Entidade foi reconhecida pelo PMI Global pelas suas atividades em 2014.