O laboratório da Social Good foi lançado na 6ª edição do Festival Social Good Brasil. Foto: Divulgação.

A ONG Social Good Brasil vai abrir em Florianópolis um laboratório voltado para uso de dados e tecnologias exponenciais para solução de problemas da sociedade. 

O laboratório vai funcionar no Sapiens Parque e contará com parceiros como IBM, Neoway, Resultados Digitais, Exosphere, Data Science Brigade e outros como fornecedores de ferramentas para auxiliar no desenvolvimento de projetos sociais.

A iniciativa buscará utilizar tecnologias como data analytics, big data, machine learning e automação de processos.

O projeto é inspirado no Data for Good, idealizado pelo norte-americano Andrew Means e que funciona como uma comunidade global composta por centenas de profissionais ligados a projetos sociais que estudam e aplicam dados públicos em projetos de impacto em suas comunidades. 

Means esteve em Florianópolis na última semana para a 6ª edição do Festival Social Good Brasil, quando o laboratório foi anunciado.

"Cada vez mais temos objetos conectados a internet gerando muitos dados, como imagens, preferências, locais que frequentamos. Usando dados, podemos, por exemplo, fazer um monitoramento mais inteligente na agricultura e melhorar a coordenação de serviços entre entidades sociais, compartilhando dados e informações", declarou.