Empresa trabalhou por dois ano com a Cloudera antes de anunciar parceria. Foto: Divulgação.

A Capgemini, prestadora de serviços de consultoria, tecnologia e terceirização, e a Cloudera, da área de gestão de dados analíticos empresariais, fecharam parceria para big data.

O objetivo é fornecer a plataforma de gestão de big data e análise de dados da Cloudera integrada às competências e ao conhecimento da Capgemini na gestão de informações de negócio (BIM). 

“A plataforma Cloudera para big data e o conhecimento especializado da empresa na área, em conjunto com a inteligência empresarial da Capgemini em todos os setores, ajudam os clientes a captarem, armazenarem, processarem e analisarem seus dados, gerando resultados e informações a qualquer momento”, ressalta o cofundador e diretor de estratégia da Cloudera, Mike Olson.

As empresas trabalharam em conjunto durante dois anos para conhecer as soluções oferecidas e aprimorar as competências necessárias a toda a área de BIM, que emprega mais de 8 mil consultores no mundo inteiro.

“Em conjunto com a Cloudera, ajudamos as organizações a otimizar seus investimentos em tecnologia, explorar grandes volumes e novos tipos de dados, obter informações reais e visão para aumentar a eficiência operacional, melhorar a lucratividade e conquistar uma vantagem sobre a concorrência”, afirma o vice-presidente sênior, líder da divisão de Gestão de Informações do Negócio para a América do Norte da Capgemini, Scott Schlesinger.

Fundada em 2008, a Cloudera se diz a primeira empresa a defender o uso do Hadoop com o CDH, testada e usada na versão de código 100% aberto do Apache Hadoop, em ambientes comerciais e não comerciais. 

A empresa está redefinindo a gestão de dados com sua plataforma para big data, o Cloudera Enterprise. São aproximadamente 700 parceiros das áreas de hardware, software e serviços.

A Capgemini emprega mais de 130 mil profissionais em 44 países, e em 2012 reportou receita global de € 10,3 bilhões.

Em 2010, o Grupo Capgemini adquiriu a brasileira CPM Braxis, e no fim de 2012 a então CPM Braxis Capgemini teve a marca mudada para Capgemini.

Hoje, a corporação emprega 7,8 mil pessoas e atende a mais de 200 clientes no país.