FORÇA NO EAD

Uniarp otimiza ambiente virtual com IBM

07/01/2013 16:11

Universidade catarinense foi de IBM BladeCenter H e Tivoli Storage Manager para melhorar serviços online.

Almir Granemann, vice-reitor de Administração e Planejamento da Uniarp,

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A Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp), com campi nos municípios catarinenses de Caçador e Friburgo, acaba de reformular seu ambiente virtual com soluções IBM implantadas pela PowerSolutions, de Florianópolis.

O trabalho englogou aquisição do IBM BladeCenter H com lâminas HS22, para aumentar a performance de análise de dados em uma estrutura formada por dez servidores físicos e 13 virtuais, além de um storage DS3512, uma tape TS3100 e 168 licenças de IBM Tivoli Storage Manager.

Com isso, foram reestruturadas operações online como serviços de matrículas, rádio e TV pela internet, e ensino à distância, modalidade na qual os sistemas mais estáveis empolgaram as projeções da Uniarp.

“O aumento na velocidade das aplicações e a redução no tempo de atendimento às demandas dos alunos nos proporcionaram ampliar as vagas para EAD. A previsão é que até 2014 tenhamos dois mil novos alunos inscritos nesse tipo de formação”, comenta o vice-reitor de Administração e Planejamento da Uniarp, Almir Granemann.

Já a gerente de contas para Blumenau e região da PowerSolutions, Jeanine Nyznyk, ressalta que o trabalho possibilitou o início da virtualização dos serviços da universidade, que agora tende a estender a automatização para outras áreas do campus.

Com um total de 4,8 mil alunos matriculados, a Uniarp oferece 27 cursos de graduação, além de pós-graduação e extensão, sendo também mantenedora do Colégio de Aplicação, que oferece educação infantil, fundamental e médio.

A universidade reforça a estratégia da IBM em Santa Catarina, onde a multinacional investiu R$ 700 mil na abertura de um escritório em Joinville em setembro do ano passado.

No estado, a empresa atende a outros clientes da área de educação, como a Fundação Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), que tem cerca de 40 mil alunos distribuídos nos campi de Tubarão e Palhoça, e de outros setores, a exemplo de Duas Rodas, Hennings e Haco Etiquetas.

Além da presença própria, a IBM também mira o mercado catarinense via canais, em uma lista que traz nomes como Quick Soft e Lume, além da já citada Power Solutions e diversos outros.

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