Joinville recebe mais opções no 4G. Foto: divulgação.

A cidade de Joinville, em Santa Catarina, entrou na lista de municípios que receberam a expansão do sinal 4G da TIM e Oi, anunciada no final de 2013.

O município localizado ao norte do estado, a cerca de 180 km de Florianópolis, agora conta com três operadoras do serviço. Até então, só a Vivo tinha o sinal 4G disponível para os clientes joinvilenses.

O lançamento também tem a ver com uma determinação da Anatel, que estabeleceu que até maio deste ano, todos os municípios com mais de 500 mil habitantes deverão ter o serviço. De acordo com o IBGE, Joinville tem 552 mil.

Com a novidade, agora Santa Catarina conta com duas cidades com a tecnologia. Joinville e Florianópolis agora tem cobertura da TIM, Oi e Vivo. A Claro ainda não lançou o 4G no estado.

O market share de telefonia entre os catarinenses, segundo dados do Teleco, aponta a TIM como líder, com uma fatia de 42,8%. Em segundo está a Vivo, com 23%. A Claro é a terceira com 20,2% e a Oi tem 14% do mercado.

A expansão anunciada pela TIM e Oi também contemplou a chegada do sinal em Porto Alegre, uma medida já esperada em função da determinação da Anatel, que obrigava as operadoras a disponibilizar o serviço nas cidades-sede da Copa do Mundo até dezembro de 2013.