A PUC Minas Virtual elaborou uma disciplina de mídias sociais inspirada na série de TV Game of Thrones. Foto: Divulgação.

A PUC Minas Virtual elaborou uma disciplina de mídias sociais do curso de pós-graduação em Marketing Digital, Negócios e Estratégias inspirada na série de TV Game of Thrones. 

O “Game of Content – Comunicação e Conteúdo nas Mídias Sociais” foi criado a partir dos recursos do ambiente virtual de aprendizagem Canvas, da Instructure. 

A disciplina faz uso da dinâmica de jogos para deixar o conteúdo mais atrativo e interativo para os alunos, visando aumentar o engajamento, aprimorar o aprendizado, despertar curiosidades e motivar o usuário a vencer etapas e obstáculos para obter recompensas, e compartilhar resultados. 

Segundo Caroline Vasconcellos, coordenadora de Design Instrucional do Núcleo de Educação a Distância da PUC Minas Virtual, o curso teve um grande engajamento, entendimento e aceitação por parte dos alunos. 

“Eles gostaram tanto que até conseguem ensinar e passar conteúdo para seus pares no próprio Canvas. Essa interação é importante e deve ser encorajada”, destaca.

A disciplina simula de forma interativa um mapa inspirado na série, em que as unidades de ensino (módulos) representam as “casas” de cada família vista na série. Já as atividades são como batalhas a serem conquistadas. 

Os alunos também recebem medalhas através do aplicativo Badgr, que pode ser anexado pelo Canvas de forma gratuita. 

Os estudantes recebem um feedback aprimorado e customizado pelo professor através da ferramenta “Caminhos de Domínio” recurso próprio da plataforma que permite que sejam aplicadas diferentes trilhas de aprendizado, em forma de testes ou quizzes de acordo com a nota do aluno. 

No caso desta disciplina, a ferramenta foi utilizada para criar diferentes desfechos da história e feedback das batalhas. 

“A parceria entre o Canvas e a PUC Minas Virtual prova o quanto o Canvas é amplo e oferece um amplo suporte e magníficas oportunidades para inovar no EAD. Esse exemplo bem-sucedido só vem confirmar que a gamificação gera um maior interesse dos alunos e eleva seus níveis de engajamento, aprendizado e interação”, afirma Lars Janér, diretor do Canvas para América Latina.