Vinicius Gambeta

Vinicius Gambeta, um estudante e desenvolvedor web de 18 anos de Joinville, foi selecionado para estagiar na sede do Baidu, empresa chinesa que é o segundo serviço de buscas online do mundo.

Gambeta, que concluiu o ensino médio em 2013 e se prepara para cursar Ciência da Computação, competiu com outros 84 participantes da Campus Party que participaram do processo seletivo organizado pela companhia chinesa e batizado de “Baidu, me leva pra China”.

Na competição, os participantes testaram três produtos da Baidu e sugeriram formas de melhorar a experiência dos usuários das três aplicações. Os testes forma realizados com o navegador Spark, o software para acelerar computadores PC Faster e a solução de segurança Baidu Antivírus.

Vinicius apresentou um estudo com doze diferentes propostas, entre elas criar um sistema de alerta no Baidu Antivírus e análises para criar sistemas de restauração do PC em nuvem. 

As ideias de Vinicius e dos outros participantes serão submetidas ao time de engenharia de produtos do Baidu, nos centros de pesquisa de Pequim e Shenzhen, na China.

Segundo Felipe Zmoginski, gerente de comunicação e marketing do Baidu no Brasil, ao todo, 240 sugestões de melhorias e novas features foram propostas pelos campuseiros.

“A ideia segue uma tendência do mercado de tecnologia, que busca identificar na sabedoria coletiva insights que nem sempre são percebidos em estudos feitos de forma tradicional. Além disso, essa forma de trabalho permite acelerar nosso processo de inovação”, afirma o executivo.