A base de tudo. Foto: Volkswagen.
O Grupo Volkswagen anunciou durante a feira automotiva anual de Genebra, na Suíça, que está abrindo a sua plataforma de carros elétricos para terceiros.
A chamada Modular Electric Toolkit é arquitetura de base da nova geração de carros elétricos da VW, feita especificamente para veículos elétricos, e não uma adaptação de designs pensados para carros movidos a motor de combustão.
De acordo com comunicado à imprensa, a VW quer uma redução significativa no custo da mobilidade elétrica através da implantação mais ampla possível da plataforma, conhecida pela sigla MEB.
A montadora alemã provavelmente quer faturar com o estabelecimento de um padrão de mercado, mais ou menos como a Intel fez ao criar o padrão x86 para computadores ou o Google com o Android, para fazer uma comparação usando empresas de tecnologia, nos quais esse tipo de estratégia é mais comum.
O Grupo Volkswagen está atualmente projetando uma primeira onda de cerca de 15 milhões de veículos elétricos puros baseados no MEB.
A e.GO Mobile AG, uma startup com sede em Aachen, na Alemanha, será a primeira parceira externa a usar a plataforma MEB em seus próprios modelos de veículos, como é o caso do recém lançado ID.Buggy, que ainda leva a marca VW.
Seus outros modelos com o sistema MEB embarcado, entretanto, estamparão a marca própria. Cabe destacar que a e.GO Mobile nasceu dentro de um campus universitário e atualmente emprega 300 pessoas.