Fintech brasileira realiza transações financeiras via WhatsApp. Foto: Pexels.

A Conta Zap, fintech brasileira de pagamento digital via WhatsApp, adotou o IBM Watson para aprimorar as capacidades do Zapelino, seu assistente virtual.

Segundo a empresa, a ideia é contar com um escopo mais abrangente de perguntas e respostas, além de soluções mais avançadas de processamento de linguagem natural para tornar as conversações mais amigáveis, com capacidade para entender perguntas cada vez mais complexas.

Para habilitar essa transformação, a equipe da Conta Zap buscou a IBM e, após um período de experimentação da solução IBM Watson Assistant, a empresa optou por seguir com uma implementação da nova IA por meio da metodologia da IBM Garage. 

A fintech não informou qual era o seu fornecedor de inteligência artificial até então.

Todo o desenho da arquitetura do assistente virtual, bem como a migração para IBM Watson, que irá rodar na nuvem pública da IBM, serão feitos remotamente pela equipe da Conta Zap e por desenvolvedores da IBM. 

Com o uso de ferramentas e processos ágeis, a previsão da empresa é estar com o processo concluído já no próximo mês.

“A utilização da IA da IBM em nosso chatbot contribui para termos mais velocidade nas transações bancárias e menos burocracia. É uma infraestrutura confiável que nos dá suporte para continuar inovando e crescendo”, afirma Roberto Marinho Filho, CEO da Conta Zap.

Após a mudança, a Conta Zap pretende ganhar flexibilidade no gerenciamento da solução e curadoria das informações para evoluir o canal de relacionamento de acordo com as necessidades dos clientes.

“O cuidado no atendimento e rápida resposta aos clientes é hoje a principal forma para construir relações de confiança com os consumidores e um passo importante para as empresas que querem realizar uma transformação digital em seus negócios”, ressalta Carla Coelho, VP de digital sales IBM América Latina.

Fundada em 2018 em São Paulo, a Conta Zap já realizou mais de 5 milhões de transações - como transferências entre contas Zap, TED, DOC e pagamento de boletos - para mais de 500 mil consumidores.