Veículo terá autonomia de até 250km. Foto: http://www.flickr.com/photos/toyotauk

A prefeitura de Curitiba iniciará em setembro testes para a implementação de aluguel de carros elétricos.

Desenvolvido por Renato César Pompeu, da universidade Tecnológica Federal do Paraná (utfpr), o veículo ganha o nome de Tree City Car e terá uma autonomia de 250KM. As informações são do jornal A Gazeta do Povo.

O modelo de compartilhamento de carros já é usado em 14 países da Europa. Em Milão, que contou com uma redução de 30% no número de motoristas e um aumento de 6% na velocidade dos ônibus.

A versão que será implementada em Curitiba deve começar a ser produzido a partir de dezembro. De inicio, serão no máximo duas estações com três a cinco carros. O usuário se registrará online e pagará pelo tempo e quantidade de kilômetros rodados.

“É interessante por ser uma possível solução de mobilidade urbana. Mesmo colocando carros na rua, pode reduzir o número total de veículos no trânsito”, afirma o coordenador do Curso de Engenharia de Produção da Universidade Positivo.

Não é a primeira vez que a ideia de Car Sharing aparece no Brasil. A Zazcar conta com 45 estações e mais de 60 carros em São Paulo.

Em Porto Alegre a prefeitura tem expandido seu sistema de aluguel de bicicletas, o BikePOA. Nesse mês foram abertas cinco novas estações na cidade.