Hospital de Clínicas em Porto Alegre. Foto: site HCPA.

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre começou o ano com uma mudança no comando da área de TI.

Valter Ferreira da Silva é o novo coordenador de gestão de TI do hospital, substituindo Maria Luiza Falsarella Malvezzi, que agora passa integrar o time da Assessoria de Planejamento e Avaliação da Direção do HCPA.

Silva está há quase dez anos na institução e era gerente de infraestrutura de TI. O profissional foi gerente de TI da Companhia Riograndense de Saneamento até 2004.

Maria Luiza estava no comando da tecnologia do HCPA desde 2007 e entrou na organização em 1998. Antes, foi gerente de suporte e desenvolvimento de TI da Unicamp.

A executiva é uma das profissionais de TI mais conhecidas do estado, tendo sido CIO Destaque do IT4CIO e presidente do Grupo de Usuários CIOs do Rio Grande do Sul, que reúne os líderes de tecnologia das 40 maiores organizações do estado em 2012.

Entre as realizações da executiva no HCPA, estão o Prontuário Eletrônico do Paciente Móvel (PEP Móvel), através do qual médicos da instituição podem prencher dados à beira do leito por meio de dispositivos móveis.

Com cerca de 1 mil médicos e 845 leitos, Hospital de Clínicas de Porto Alegre é uma instituição pública e universitária, ligada ao Ministério da Educação e à Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Popularmente conhecido por Clínicas, o HCPA é um dos hospitais públicos líderes em adoção de tecnologia no país. A instituição liderou o desenvolvimento de um sistema de gestão disponibilizado para 46 instituições similares no país.

A área do Clínicas em Porto Alegre será sede do Centro Integrado de Tecnologia da Informação, um data center de R$ 40 milhões que será compartilhado entre o próprio hospital, o Centro Nacional de Supercomputação (Cesup) e Centro de Processamento de Dados da UFRGS (CPD-Ufrgs).