A Afubra une produtores de fumo. Foto: Pixabay.

A Afubra (Associação de Fumicultores do Brasil) contratou a Ilegra para realizar o processo de implantação da plataforma G Suite, do Google.

A companhia busca proporcionar maior colaboração e agilidade entre as equipes a partir de uma ferramenta corporativa de e-mail, chat e videoconferência.

Um dos fatores que impulsionaram a contratação de um novo sistema foram as queixas do ambiente tecnológico com o grande volume de mensagens retidas indevidamente pelo sistema anti-spam no servidor, que implicavam uma série de chamados ao departamento de suporte técnico.

Iniciado em dezembro de 2016, o projeto conta com mais de 700 contas de e-mails migradas. 

"Há tempos precisávamos de uma mudança que possibilitasse maior mobilidade e agilidade nas tarefas do dia a dia, para melhorar os processos internos. Nos primeiros meses após a migração para o G Suite, reduzimos drasticamente o volume de chamados de suporte técnico e melhoramos o contato entre os funcionários", comenta Alexandre Rosa, gerente de TI da Afubra.

As mudanças também mudaram o modelo de arquivamento de documentos da associação, agora salvos em nuvem. Antes, a entidade tinha problemas com a duplicação de arquivos e dificuldade com a localização de informações. 

"Acessar as informações de qualquer lugar e a utilização de videoconferência como comunicação impactou diretamente nos resultados do trabalho", comenta o gerente.

Segundo o Wander Agostini, especialista G Suite da Ilegra, um grande desafio do projeto foi a mudança de cultura das pessoas, pois os colaboradores não tinham experiência em trabalhar com ferramentas em nuvem ou utilização de videoconferência. Assim, a Ilegra investiu em treinamentos presenciais.

A Afubra foi fundada em 1955 e tem sede em Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul. O grupo foi organizado por produtores de tabaco, em virtude da carência da união entre os agricultore, buscando os interesses na comercialização do produto. Em 1994, deu origem à Agro-Comercial Afubra. 

Hoje, possui 22 lojas e dois postos de venda, localizados no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná; e duas centrais de distribuição estabelecidas em Mafra e Santa Cruz do Sul.

A Ilegra tem 15 anos de existência e parcerias com a AWS, Google e Oracle. Entre os clientes da companhia estão Cielo, Agiplan, Orizon, John Deere, Embraco, Whirlpool, Unicred, Bradesco, AGCO e Thyssen Krupp Elevadores.