Confira qual é a preferência do leitor brasileiro. Foto: Pixabay.

A Saraiva, uma das maiores redes de livrarias do país, divulgou uma lista com os 10 livros mais vendidos na categoria de "Negócios" em 2018, tanto na rede física como no e-commerce.

A empresa não chegou a divulgar a vendagem total de cada título, então não é possível saber o tamanho da preferência popular por cada livro.

Mesmo assim, o ranking oferece algumas informações interessantes.

O mais vendido do ano foi “O poder da autorresponsabilidade – a ferramenta comprovada que gera alta performance e resultados em pouco tempo”, do coach Paulo Vieira.

Vieira, que chegou a aparecer em alguns programas da Globo falando dos seus livros, tem outros dois títulos na lista: “O Poder da Ação”, em terceiro lugar e um box com quatro obras, em sétimo. Nada mal, Paulo Vieira.

O segundo lugar vai para “Seja Foda!”, do empreendedor Caio Carneiro, que aparentemente apresenta a autoajuda para uma nova geração.

Mais chamativo é o décimo lugar, “SCRUM – A arte de fazer o dobro de trabalho na metade do tempo”, o que indica a popularidade que o tema agilidade, antes um tópico restrito a desenvolvedores de software, está tomando entre os leitores de um público mais geral.

Fecham a lista (completa logo abaixo) títulos mais batidos como “Pai rico, pai pobre”, já no seu vigésimo ano de publicação, e “Quem pensa enriquece”, publicado em 1937.

Um livro um pouco mais recente é “O Poder do Hábito”.

Os gestores da própria Saraiva poderiam se beneficiar da leitura de mais livros de gestão e negócios: no final do ano passado e empresa entrou em recuperação judicial com uma dívida total de R$ 674 milhões, a maior parte deles concentrados em editoras de livros e fornecedores de eletrônicos dos quais a Saraiva comprou produtos e não pagou.

1°) O poder da autorresponsabilidade – a ferramenta comprovada que gera alta performance e resultados em pouco tempo (Editora Gente)

Autor: Paulo Vieira

2°) Seja Foda! (Buzz Editora)

Autor: Caio Carneiro 

3°) O Poder da Ação (Editora Gente)

Autor: Paulo Vieira

4°) O Poder do Hábito (Editora Companhia das Letras)

Autor: Charles Duhigg

5°) Pai rico, pai pobre – 20 anos (Editora Alta Books)

Autor: Robert T. Kiyosaki

6°) Me Poupe! 10 passos para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso (Editora GMT/Sextante)

Autora: Nathalia Arcuri

7°) Box – Paulo Vieira – 4 Volumes (Editora Gente)

Autor: Paulo Vieira

8°) Box – O Essencial da Estratégia (Editora Novo Século)

Autor: Aeroplano Editora

9°) Quem pensa enriquece (Editora Fundamento)

Autor: Napoleon Hill

10°) SCRUM – A arte de fazer o dobro de trabalho na metade do tempo (Editora Casa da Palavra)

Autor: Jeff Sutherland