A Tecnosulfur automatizou o controle de suas operações com o SE Suite. Foto: Divulgação.

A Tecnosulfur, empresa do Grupo SKW sediada em Sete Lagoas, automatizou o controle de suas operações com o SE Suite da SoftExpert, fornecedora de softwares e serviços para automação e aprimoramento de processos de negócio. 

A implantação do sistema na companhia foi realizada pela TNX Brasil, parceria da SoftExpert.

Contando com 120 funcionários e operações no Brasil e América Latina, a Tecnosulfur, atuante no ramo da siderurgia, faturou cerca de R$ 96 milhões em 2015.

A companhia informatizou o controle de seus documentos e processos de ação corretiva e preventiva do sistema da qualidade. 

Segundo o coordenador da Qualidade da Tecnosulfur, José Eustáquio dos Reis, anteriormente o controle e distribuição de mais de 300 documentos era manual e em meio físico, bem como o SGQ (procedimentos, instruções de trabalho e especificações de produtos e matérias-primas). 

Além disso, o controle e processamento de não conformidades também era feito de forma manual, através da aplicação de formulários em papel.

“Hoje temos maior grau de confiabilidade e disponibilidade das informações em função da utilização do SE Suite, que se mostrou importantíssimA na manutenção do nosso Sistema de Gestão da Qualidade. Os módulos disponíveis são totalmente integrados com as normas de gestão, o que proporciona muito mais tranquilidade para o gerenciamento do SGQ”, avalia Reis.

Foram implantados os módulos SE Action e SE Document, com controle informatizado (via web) dos documentos e processos de não-conformidades. Aproximadamente 30 usuários utilizam a ferramenta rotineiramente nos setores da qualidade, projetos, comercial, compras, produção e manutenção.

O próximo passo do projeto de implantação será do módulo SE Desempenho como suporte ao Programa de Desdobramento de Metas da empresa. São estimados a criação de 500 indicadores partindo dos acionistas até operação chão de fábrica.

A SoftExpert, fundada em 1995, conta atualmente com mais de 2 mil clientes e 300 mil usuários ao redor do mundo, com clientes nos setores de manufatura, governo, saúde, serviços financeiros, utilities, varejo, entre outros.