ALIMENTOS

Varejista cearense tem RPA da UiPath

08/03/2022 10:39

Rede Mercadinhos São Luiz é uma das maiores do estado. 

Rede de supermercados existe há mais de 40 anos. Foto: Divulgação

Tamanho da fonte: -A+A

A rede de supermercados Mercadinhos São Luiz, com 23 lojas em Fortaleza e no interior do Ceará, otimizou a sua gestão de estoque com uso da solução de automação robótica de processos (RPA, na sigla em inglês) da UiPath.

A implementação levou quatro meses, ocorreu em meio à pandemia e precedeu a abertura de mais três novas lojas da rede, no ano passado.

A rede automatizou todo o fluxo de trabalho burocrático que suporta os pedidos e o estoque de produtos perecíveis da seção hortifrúti, em todas as lojas. 

Antes da solução ser implementada, cerca de quatro coordenadores, em cada loja, gastavam três horas, por dia, ao digitar pedidos e dar baixa em produtos no sistema. No mês, o número de horas dedicadas à tarefa chegava a 1 mil.

“Era uma atividade desgastante e muito sujeita a erros, de digitação inclusive, que acabavam gerando falhas no estoque. Além disso, uma atividade que tomava tempo de uma força de trabalho numerosa, importante e qualificada. Hoje é o robô quem faz essa tarefa, liberando o time para interagir mais com as pessoas, ter ideias, enfim, realizar trabalho de gente e não de robô”, afirma Márcio Falcão, diretor de TI do Mercadinhos São Luiz.

De acordo com Falcão, o projeto será ampliado para incluir outros processos como  agendamento da entrega de produtos na distribuição.

Fundada em 2005 na Romênia, a UiPath é uma das empresas mais badaladas no segmento de RPA, tendo sido listada em setembro em número 3 no ranking Forbes Cloud 100. 

Hoje a empresa tem 9,1 mil clientes e teve uma receita de US$ 195,5 milhões do último trimestre de 2021, uma alta de 40% frente ao mesmo período do ano anterior.

No Brasil, a companhia tem um escritório em São Paulo desde 2018. Nos últimos tempos, a empresa fechou projetos em clientes como Copersucar, Caixa Seguradora e Triad Systems.

Veja também

E-COMMERCE
Hackers invadem Mercado Livre

Foram acessadas informações de 300 mil usuários, mas não houve vazamento.

DINHEIRO
DMCard tem reconhecimento facial

Parceira com a Payface começa pequena, mas tem muito potencial.

CONTRATAÇÃO
Alessandro Fonseca é novo gerente de vendas da OneTrust

Ex-Adobe irá focar em pequenas e médias empresas no Brasil.

VAREJO
Magalu contrata Brivia para projetos digitais

A agência está atuando em operações de estratégia, experiência e comunicação da área.

REFORÇO
BRQ compra Qdois

Adquirida é especialista em análise de dados com tecnologia Microsoft.

LGPD
Nome sujo é coisa privada

Justiça diz que empregador não pode checar status do candidato no Serasa.