Rede de supermercados existe há mais de 40 anos. Foto: Divulgação
A rede de supermercados Mercadinhos São Luiz, com 23 lojas em Fortaleza e no interior do Ceará, otimizou a sua gestão de estoque com uso da solução de automação robótica de processos (RPA, na sigla em inglês) da UiPath.
A implementação levou quatro meses, ocorreu em meio à pandemia e precedeu a abertura de mais três novas lojas da rede, no ano passado.
A rede automatizou todo o fluxo de trabalho burocrático que suporta os pedidos e o estoque de produtos perecíveis da seção hortifrúti, em todas as lojas.
Antes da solução ser implementada, cerca de quatro coordenadores, em cada loja, gastavam três horas, por dia, ao digitar pedidos e dar baixa em produtos no sistema. No mês, o número de horas dedicadas à tarefa chegava a 1 mil.
“Era uma atividade desgastante e muito sujeita a erros, de digitação inclusive, que acabavam gerando falhas no estoque. Além disso, uma atividade que tomava tempo de uma força de trabalho numerosa, importante e qualificada. Hoje é o robô quem faz essa tarefa, liberando o time para interagir mais com as pessoas, ter ideias, enfim, realizar trabalho de gente e não de robô”, afirma Márcio Falcão, diretor de TI do Mercadinhos São Luiz.